Você é aquele atleta que faz tudo certinho? Treina sempre corrida, natação, pedal? Segue a planilha do coach, mas mesmo assim não consegue aumentar sua performance nas provas? E não entende por que os resultados não mudam… pois é, você pode estar esquecendo de dar atenção ao Core! E calma! Não é o coração…
O Core são 29 pares de músculos responsáveis por suportar e estabilizar a bacia, pelve e o abdômen. Ele tem a função de um ¨espartilho¨ muscular. E é, por isso, que essa musculatura tem sido referida como força motriz de todos os movimentos realizados por braços e pernas, além de proteger a coluna de sobrecargas e posturas inadequadas durante os treinos. O fortalecimento dessa musculatura, ter um bom tônus muscular nessa região é de extrema importância, pois esse conjunto de músculos é que te dará sustentação para uma perfomance precisa nas três modalidades do Triathlon. Vamos conhecer como o Core ajuda em cada modalidade:
NATAÇÃO
Melhora o alinhamento do corpo na água, permitindo ao nadador maior velocidade, menos arrasto e menos esforço. Os nadadores que possuem maior estabilidade do Core conseguem transferir força entre tronco, braços e pernas com mais eficiência, melhorando a propulsão do corpo na água.
CICLISMO
Mantem o equilíbrio e estabilidade do tronco na bike e transfere a força para as pernas moverem os pedais. O Core bem treinado evita movimentos compensatórios que podem levar a lesão, maior conforto até em posições mais aero, economiza energia e consequentemente melhora o desempenho do ciclista.
CORRIDA
Tem a função de estabilizar a coluna, distribuição e absorção do impacto durante a aterrissagem e geração de força para a perna durante a corrida. Um Core forte realiza movimentos mais controlados e econômicos, melhorando a potência e velocidade do corredor.
No vídeo abaixo mostramos um primeiro exercício de como fortalecer o Core com a bola suíça (em breve, divulgaremos outros):
Realize sempre os movimentos soltando o ar pela boca, de forma lenta e controlada, ativando a musculatura do Core para que ele possa estabilizar o corpo durante o exercício.
O ideal são 15 min de treino, três vezes por semana.
Além dos exercícios, não deixe de procurar um profissional especializado nessa área, para uma performance mais completa e correta! As aulas de Pilates com fisioterapeutas podem te ajudar muito nisso! Bom treino e excelentes resultados!
Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @fabiolabvieira @estudiodepilatti