Última etapa do Circuito Mundial de Triathlon foi debaixo de forte calor e coroou a atual campeã olímpica
Flora Duffy se tornou a única mulher a ganhar quatro títulos mundiais de triathlon, pela World Triathlon, nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, com mais uma exibição primorosa.
Ignorando as altas temperaturas, a heroína olímpica das Bermudas foi novamente capaz de produzir energia quando mais importava, passando pela dura etapa de ciclismo de 40 km e depois se afastando da única mulher que poderia impedir seu encontro com o destino, a britânica Georgia Taylor-Brown. O ouro garantiu a Duffy o título, o 2º lugar do dia ficou com Taylor-Brown e, em 3º lugar, num excelente primeiro pódio em WTCS, cruzou a alemã Lena Meissner. Outro quarto lugar agitado para a americana Taylor Knibb, depois de uma queda na bike, que garantiu-lhe o bronze do Circuito Mundial (foto abaixo).
É TETRA!
“Estou muito, muito orgulhosa disto”, disse Duffy radiante depois. “Foi um começo de ano difícil para mim, saindo das Olimpíadas e do Covid e tudo mais, e deu muito trabalho para voltar ao meu equilíbrio, então estou emocionada. Sorri algumas vezes quando éramos apenas eu e Georgia… sinto que ela me leva a outro nível. Nós realmente não nos demos um centímetro e eu só queria ficar segura porque está super quente lá fora. Quando consegui uma pequena diferença na terceira volta da corrida, foi um pouco mais cedo do que eu esperava, mas pensei; ‘bem, tenho que ir agora!’
BRASIL
Entre as brasileiras, Vittória Lopes teve um grande dia e fez seu melhor resultado numa etapa da World Triathlon Series, com a 6ª colocação. Ela nadou no primeiro grupo, revezou no primeiro pelotão que tinha sete atletas e que andou tão forte que fez a britânica Beth Potter sobrar de roda, superou a queda de duas atletas (Maya Kingma e Taylor Knibb) bem à sua frente – chegando a ter que parar e colocar um dos pés no chão – e se manteve no grupo líder de quatro que entrou na T2; na corrida, Vittória mostrou o resultado de tanto trabalho com seus treinadores Danilo Pimentel e Bobby McGee para evoluir nesta modalidade, correndo os 10km para 35’57” e conquistando um excelente 6º lugar.
Luisa Baptista fez uma prova de recuperação e foi a 24ª colocada, após tomar uma penalização na etapa de natação. Djenyfer Arnold chegou na 49ª posição e, segundo o site da World Triathlon, sofreu uma queda na bike. No ranking do Circuito Mundial, o chamado Maurice Lacroix World Triathlon Championship Rankings, Vittoria ficou na 18ª posição, Luisa na 32ª e Djenyfer na 37ª colocação.