Gomez conquista o bicampeonato mundial em Chattanooga

[sam_pro id=0_5 codes=”true”]

 

O favoritismo se confirmou e o excelente triatleta olímpico Javier Gomez, 5x campeão mundial da ITU, campeão mundial do Xterra, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, entre outros títulos, “soltou” as pernas com a melhor parcial do dia para os 21km finais (1h10min30s) para alcançar o triatleta americano Ben Kanute, que liderou de forma absoluta e impressionante os 1900m de natação e os 90km montanhosos de ciclismo.

Na natação, Kanute liderou puxando Gomez – os dois abriram cerca de 1min para um grupo de excelentes triatletas onde se encontravam Tim Don, Tyler Butterfield, Sam Aplleton, entre outros.

Mais atrás, com um déficit de 4min, o alemão Sebastian Kienle saiu para o ataque e veio ultrapassando a todos com um pedal muito forte. No km 70, um grupo de 10 atletas formava o grupo perseguidor, chegando na 2ª transição mais de 3min30s atrás do líder Kanute – a maior surpresa do dia.

 

[sam_pro id=0_14 codes=”true”]

 

Gomez só alcançou a liderança por volta do km 11, onde ultrapassou Kanute, que conseguiu se manter na 2ª colocação até a linha de chegada, a frente do inglês Tim Don, terceiro colocado.

Appleton ultrapassou Sebastian Kienle nos últimos quilômetros para garantir o 4ª lugar, à frente de Kienle. Clavel foi o sexto à frente de Tyler Butterfield, o sétimo do dia.

O brasileiro Reinaldo Colucci, de olho no mundial de Ironman em Kona, em outubro, depois de se manter no 2ª pelotão no ciclismo após uma boa natação, correu a meia-maratona para 1h19min, garantindo a boa 17ª colocação entre os profissionais.

Esse foi o 2º título mundial do Meio Ironman de Gomez, que junto com o mundial de Xterra e os 5 da ITU, soma agora 8 no total, numa das carreiras mais vitoriosas de um triatleta profissional na história do esporte.

[sam_pro id=0_9 codes=”true”]

 

Redação

redacao@golonger.com.br