Challenge Cancun recebeu mais de 500 triatletas sob calor forte
O vento e o calor forte junto com a umidade alta deram o tom para os 1900m de natação mexida nas águas caribenhas. O espanhol Javier Gomez, favorito, saiu da água com um grupo líder de 3 atletas, seguido do americano Andy Potts, campeão da edição 2019, poucos segundos atrás.
Mais atrás vieram algum europeus em um grande grupo que incluía Rudie Wild e Patrick Nilsson. O bermudense Tyler Butterfield e o tcheco Mike Weiss ficaram sobrados para trás.
Na primeira volta de 3, Potts já assumia a liderança sozinho com mais de 1min de vantagem, quando um pneu furado o deixou parado, neste momento. Com uma troca rápida e um pedal furioso, Potts, aos 45 anos, deu um show e voltou a liderança junto de Gomez, perto do km 60, que neste momento liderava solo com mais de 3min. sob os principais adversários.
Na transicão para a corrida, Potts e Gomez fizeram a troca juntos, saindo para o percurso de 3 voltas, em seus 21km. Com a temperatura alta e subindo, Gomez dominou logo as ações nos primeiros metros, controlando a vitória com uma meia maratona em 1h14. Potts se segurou bem mas o cansaço de todo seu esforço pelo pneu furado era evidente e acabou caindo para a 3ª posição, sendo ultrapassado pelo suíço Rudie Wild. Mike Weiss em um ciclismo de recuperação, ficou em 4ª com Butterfield, vindo de férias, em 5º.
Parabéns aos atletas brasileiros amadores Larissa Fabrini e Tales Camargo, os grandes campeões gerais em Cancun em grandes performances.
Romina
No feminino a neozelandesa Jenkins liderou a natação e no ciclismo mas na corrida final em menos de 1km começou a andar, sendo ultrapassada pela argentina Romina Palássio e americana Annie Kelly que vinham em um bom duelo.
No final dos 21km com a marca de 1h31 e uma melhor corrida que a americana, Romina conquistou uma grande vitória e a premiação de $5.000 dólares.