Os grandes favoritos confirmaram mas “suaram” para vencer o Ironman 70.3 Dubai, nesta madrugada de quinta para sexta-feira no horário do Brasil. O espanhol Javier Gomez, que voltava de uma contusão séria no braço – que o tirou dos Jogos Olímpicos do Rio e a atual campeã mundial do Ironman , a suíça Daniela Ryf, que fazia sua primeira prova da temporada, tiveram que brigar bem para garantir suas vitórias.
Entre os homens, após uma natação embolada, o único que conseguiu se destacar foi o australiano Josh Emberger, 2º colocado em Dubai no ano passado, saindo alguns segundos à frente do grupo. Logo nos primeiros quilômetros um pelotão de grandes ciclistas assumiu a liderança com Tyler Butterfield comandando as ações, junto com Tim O’Donnell, Martin Jensen e Josh Emberger.
[sam_pro id=”0_9″ codes=”true”]
Estava claro que ninguém queria sair para a corrida final com o espanhol Javier Gomez, dono das pernas mais rápidas do circuito. E eles conseguiram, com um grupo de 4 atletas, liderados por Butterfield, e uma vantagem de mais de 3 minutos para o espanhol na 2ª transição.
Com uma corrida constante, a disputa foi emocionante até que o espanhol deu as caras e com a melhor corrida do dia para os 21km (1h10), assumiu a liderança e partiu para a vitória. No final a margem foi boa, quase 3 minutos à frente de Emberger – que mais uma vez teve que se contentar com o vice-campeonato. Tyler Butterfield vinha bem, chegou a liderar, mas bem próximo da linha de chegada, perdeu a terceira colocação para o incansável suíço Rude Wild. O americano Tim O’Doonnel, em sua primeira prova da temporada, ficou na 9ª colocação.
Rainha
A suíça Daniela Ryf, com uma boa natação entre as líderes, fez um pedal inteligente junto com inglesa Kimberley Morrison – melhor parcial do ciclismo do dia. Na transição para a corrida, Daniela na frente com Morrison na sua cola, apenas 2 segundos atrás. Nos 21km a suíça mostrou sua qualidade e foi abrindo vantagem sobre Morrison, que pareceu forçar muito no ciclismo, caindo para a 8ª colocação.
Mais atrás, a australiana Ellie Salthouse, vinha fazendo grande prova depois de entregar a bike na 3ª colocação. Ela chegou dar uma pressão na campeã, mas Daniela mostrou-se insuperável, mais uma vez abrindo boa vantagem nos quilômetros finais e com parcial de 1h20 para os 21km, uma das melhores corridas do dia, venceu. Salthouse fechou com o vice-campeonato e na terceira colocação, a também a australiana Sarah Crowley – completando o pódio feminino.
Ironman 70.3 Dubai
Dubai, EAU
27.01.2017
1.9k swim + 90k Bike + 21k run
[table id=94 /]