Mais do que uma competição, a 6ª edição do festival da bicicleta – Shimano Fest – realizado no Jockey Club de São Paulo neste final de semana (12 e 13 de setembro) garantiu a diversidade do universo das duas rodas.
“O Shimano Fest é sempre um evento muito dinâmico. Principalmente esse ano, que a Shimano inovou por trazer para dentro de São Paulo. É um iniciativa muito válida de aproximar os atletas profissionais com os amadores, com o público em geral, acredito que tudo isso fomenta muito a cultura da bicicleta,” comenta Henrique Avancini, que venceu o duelo com o ex-parceiro de equipe, Sherman Trezza (Caloi Elite Team).
“Estou super feliz por ter voltado direto da Europa e vir competir em São Paulo, obviamente muito contente com a vitória e ainda mais por estar participando dessa festa, contribuindo pelo crescimento do esporte, que é um dos meus objetivos como atleta,” acrescentou o campeão do Shimano Fest 2015, atleta natural de Petrópolis (RJ), da equipe Cannondale Factory Racing, top 20 do ranking mundial UCI.
Além de competir, os atletas interagiram com o público, distribuindo autógrafos e tirando fotos. Naturalmente, Avancini foi um dos mais assediados, sempre atendendo as solicitações com o sorriso estampado no rosto e atitude de um verdadeiro campeão.
“O Shimano Fest é um pouco de diferente para nós atletas, é uma oportunidade do público conhecer um pouco mais o esporte. É praticamente uma feira, onde existe uma grande interação, em que podemos mostrar nossos equipamentos e novidades para as pessoas,” comenta o carismático Sherman Trezza, de Lambari (MG). Sherman fez uma excelente corrida, chegando a liderar as primeiras voltas do circuito curto (1.100m). “É uma competição distinta do que estamos acostumados do que uma prova de XCO, são 25 minutos mais duas voltas. É uma prova explosiva, não tem subida, o que manda é o “vira e arranca” onde você precisa retomar a velocidade rapidamente a cada curva, o que é bem desgastante,” comenta o vice campeão.
Outro destaque foi a inserção da modalidade ciclocross no Shimano Fest, onde diversas pessoas tiveram a chance de testar e competir com as bicicletas Cannondale CAADX, específicas para a modalidade, uma bike projetada para percorrer terrenos mistos e obstáculos, sempre com muita diversão. O ciclocross é uma modalidade que combina uma pista com elementos “off-road”, com os benefícios de pedalar uma bicicleta de estrada.
“Acho muito importante cada vez mais incluir e apresentar para os “novos” aficionados das bikes as inúmeras possibilidades e modalidades do nosso vasto “Mundo2Rodas”, muito legal a iniciativa da Dorel de disponibilizar as bikes Cannondale CAADX, que são demais,” comentou o lendário Luciano “Kdra” Lancellotti, que aproveitou para pedalar em todas as modalidades possíveis, conquistando um pódio na categoria imprensa da prova de short track.