O japonês Hiromu Inada entrou para o Livro dos Recordes, por ter sido o homem mais velho a completar uma prova de Ironman
O japonês Hiromu Inada entrou para o “Guinness Book”, o Livro dos Recordes, por ter sido o homem mais velho a completar uma prova de Ironman (3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida). A honraria é referente a 2018, mas foi oficializada esta semana, pois o processo para a validação é demorado. Detalhe: Ele começou a praticar o triathlon “somente” aos 70 anos…
Ele já era o recordista anterior, feito estabelecido em 2016, aos 83 anos, quando completou o Ironman Hawaii em 16h49min13s, com parciais de 1h41min de natação, 8h06min de pedal e 6h34min de corrida. Neste dia ele bateu o recorde do americano Lew Hollander, que já havia completado o Mundial de Ironman aos 82 anos.
Em 2018, já aos 85 anos e 11 meses, Inada fechou a prova em 16h53min50s, com parciais de 1h51min de natação, 180 km de bike em 8h02min, e a maratona final em 6h28min. O limite para ser um finisher em Kona é de 17 horas.
Inada, repórter de TV aposentado, começa o seu dia geralmente antes do sol nascer, em Chiba, onde mora. Ele chega à academia às seis da manhã, seis dias por semana, e às vezes se exercita até depois do pôr do sol, onde inclui a média de 3.000 metros de natação por dia, ciclismo e corrida indoor.
Ele está ciente que seus desafios físicos estão aumentando e reconhece o fato de que seu corpo está “desmoronando" com a idade – sua batalha contra lesões parece interminável. No entanto, ele considera esses anos os melhores de sua vida, mesmo em comparação com sua juventude.
“Embora eu tenha o mesmo sistema de treinamento dos outros, levo o dobro do tempo para concluí-lo", disse ele. “Mas acho os treinos bem divertidos. Também sou encorajado a acompanhar o treinamento de jovens atletas. Eu acho bom como nós nos motivamos."
Inada já declarou que gosta de experimentar métodos diferentes de treinamento, concentrando-se em sua postura ou respiração, para poder correr com mais facilidade e sem as limitações físicas que naturalmente acompanham a idade, afetando-o muito severamente. Ele experimenta métodos que seus treinadores lhe dizem ou com base no que os atletas profissionais, até de outros esportes, dizem estar fazendo.
Ele segue uma dieta rigorosa, consumindo alimentos que acredita que aumentarão seu desempenho geral. Inada tenta equilibrar proteínas e carboidratos, enquanto não dispensa uma sopa com 14 ingredientes para comer no café da manhã.
“No meu caso, meus ossos estão mais finos e meus músculos estão mais fracos. É preciso suplementar isso através da minha dieta. Minha vida gira em torno do Ironman. E a dieta faz parte disso.”, disse ele. “É uma prova extremamente difícil para um velho como eu. Mas há uma parte de mim que quer me desafiar e ver quanto tempo posso continuar competindo. E se há pessoas torcendo por mim, acho que é minha obrigação atender às expectativas delas".