O último fim de semana de setembro do próximo ano vai ser especial para o triathlon português, especificamente para Cascais, que será literalmente invadida por 5000 participantes na estreia portuguesa numa prova de IRONMAN de distância completa (full), com 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida.
O evento inaugural do IRONMAN Portugal-Cascais acontece no sábado, 26 de setembro de 2020, seguindo-se no domingo, 27, a quarta edição do IRONMAN 70.3 no mesmo território, representando os dois eventos uma área de ocupação de 1198 quilômetros quadrados e um impacto na economia local rondando os 20 milhões de euros.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, destaca o sucesso do evento que há três anos orgulha Portugal. “É extraordinário perceber que, em tão pouco tempo, conseguimos chegar a este patamar de organização. Cinco mil participantes vão ficar deslumbrados com os lugares por onde vão passar, mas mais relevante ainda é pensar que milhões de pessoas seguirão este evento que tanto orgulho dá ao país.”
“O espírito de comunidade, a beleza das paisagens ao longo dos diferentes percursos e o ambiente de alta competição que são proporcionados em Portugal fazem com que todos tenham vontade de regressar. Fez sentido para nós que o passo seguinte fosse adicionar um evento IRONMAN neste lugar fantástico”, acrescenta Stefan Petschnig, Diretor Geral IRONMAN Europa, Médio Oriente e África.
Números
O total de recursos humanos ultrapassa as 2 mil pessoas, entre a equipe do evento, polícia, segurança, equipe médica, voluntários e escoteiros, para fazer face à participação de 5000 atletas e à presença de 15 mil acompanhantes. 85% dos participantes são estrangeiros, o que daria para lotar 57 AIRBUS 330. Entre atletas, que da distância completa quer da meia distância, e acompanhantes, estão previstas 88 mil pernoites.
As inscrições seguem abertas no site do evento: https://www.ironman.com/im-portugal