Confira dica de exercício para otimizar a mobilidades dos tornozelos e prevenir lesões
Por Fabiola Vieira
Você que está retornando agora aos treinos, tem sentido um incômodo no quadril, joelhos ou até mesmo virando mais vezes o pé durante a corrida? Saiba que o problema pode estar na falta de mobilidade dos seus tornozelos!
Uma mobilidade limitada de tornozelo pode aumentar o risco de lesão no LCA, condromalácia patelar, tendinite patelar e entorse de tornozelo. Esportes que envolvem pular ou correr, como corrida, futebol e vôlei, ao fazer a aterrissagem são geradas forças de até 4,5 o valor do peso corporal na articulação do tornozelo , a dorsiflexão é um mecanismo de absorção desta força. Se você tem limitação deste movimento, seu tornozelo absorve menos o impacto, sobrecarregando estruturas dos joelhos e quadris.
Incluir exercícios de mobilidade como aquecimento, é uma excelente opção de preparação para o seu esporte e ainda previne lesões. O exercício abaixo é uma sugestão simples de como trabalhar mobilidade de tornozelo.
https://www.instagram.com/p/CBvCCIOgpUY/?utm_source=ig_web_copy_link
Como fazer
– Com um joelho no solo e o outro dobrado a 90 graus lateralmente e exatamente acima do pé;
– Jogue o peso do corpo para o lado flexionando o joelho, aproximamando o quadril do solo sem descolar o pé do chão, assim forçando a dorsiflexão do tornozelo;
– Voltando à posição inicial, com o tornozelo de trás em plantiflexão, leve o quadril para trás como se fosse sentar nos calcanhares;
– Realize os movimentos sempre de forma lenta e controlada;
– Mantenha o core ativado durante todo o movimento.
Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @fabiolabvieira @estudiodepilatti