25 anos após a Lotus 108 ter ajudado Chris Boardman a conquistar uma medalha de ouro olímpica, haverá uma nova Lotus sendo utilizada pelo Time da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no próximo ano. À época também foram feitas versões para contrarrelógio na rua, então dependendo do sucesso deste novo projeto, quem sabe também teremos isso em breve.
Esta é o novíssima HB.T e é o resultado de uma colaboração entre a Hope Technology e a Lotus Engineering, com o apoio da Renishaw, três empresas britânicas que se combinam para fornecer o melhor equipamento possível para a equipe britânica de ciclismo.
É uma bicicleta de aparência radical, com os tubos de cima do triângulo traseiro incrivelmente largos, que se juntam na parte superior do “seat tube” e um design de garfo igualmente espaçado. Ele vai de encontro às regras da UCI e foi aprovada; há inclusive um adesivo de aprovação da UCI no tubo do selim, para que eles fiquem satisfeitos.
O garfo e os tubos traseiros têm 8 cm de largura, num trabalho do English Institute of Sport, responsável pelas bicicletas originais da equipe britânica, que foram introduzidas pela primeira vez em 2002. O garfo e o guidão foram projetados pela Lotus usando sua considerável experiência aerodinâmica
As rodas também são “revolucionárias”, mas nenhum detalhe foi compartilhado sobre elas, o novo processo de fabricação da Hope resultou em um equilíbrio de “rigidez versus peso” aprimorado em comparação com as rodas de disco comuns.
Tudo na bike é novo, com um grande foco em obter o peso o mais baixo possível. Não há tinta ou carga nas peças de carbono bruto. O desenvolvimento dos novos perfis de tubos e a refinação da aerodinâmica foram ajudados pela experiência em impressão 3D da Renishaw no desenvolvimento de protótipos rápidos.
Um nome icônico na história do ciclismo britânico, Miguel Fragoso, diretor executivo da Lotus Engineering, disse: “A Lotus sempre esteve na vanguarda do desempenho com seus carros e agora – depois de 25 anos longe do ciclismo – colaboramos com a Hope para aplicar os mesmos valores essenciais da Lotus nesta nova bicicleta de pista. Estamos ansiosos para trabalhar com a British Cycling, pois os testes continuam em direção às próximas Olimpíadas.”
Aos interessados e com poder financeiro, as encomendas serão recebidas a partir de 1 de janeiro de 2020. Nenhum preço foi confirmado ainda, não será barato, certamente!