A italiana Fizik revelou na Eurobike, realizada semana passada na Alemanha, seu novo modelo de sapatilha de ciclismo, a Vento Powerstrap R2 Aeroweave, que possui a parte superior em forma de rede, feita de fibras de nylon e filamentos de polímeros termoplásticos. Diz-se que a nova tecnologia combina respirabilidade impressionante com um alto nível de resiliência.
É claro que existem muitas sapatilhas com a parte superior de tecido hoje em dia, mas a Aeroweave parece realmente muito aberta em comparação com outros modelos do mercado. “Seguindo as exigências dos principais ciclistas profissionais de reduzir simultaneamente o peso e aumentar a ventilação, mantendo um ajuste, suporte e proteção excepcionais, nossa equipe técnica desenvolveu um novo material usado pela primeira vez na parte superior deste produto”, disse a empresa.
A parte superior da Aeroweave é tão altamente ventilada que as meias do ciclista são visíveis através dela, e o material é maleável, movendo-se com o sistema de acessórios para acomodar efetivamente o pé, mas sua estrutura resulta em uma tenacidade tão forte que oferece suporte e contenção necessária para uma sapatilha de ciclismo com o mais alto nível de desempenho.
O modelo também usa a nova sola de fibra de carbono R2 da Fizik, projetada para ser leve e rígida; Fizik diz que o R2 é a sola mais rígida de sua gama (como várias outras empresas também falam…). Possui uma ampla entrada de ventilação e um canal interno profundo projetado para permitir o fluxo de ar ao máximo.
O fechamento “Powerstrap” compreende duas tiras largas de velcro com o peito do pé e o meio do pé ajustáveis separadamente. É um sistema que já é usado em outras sapatilhas da linha, embora a Fizik diga que para a Vento Powerstrap R2 Aeroweave essas tiras foram feitas mais leves e mais fortes.
A Fizik divulgou um peso de apenas 410g para um par no tamanho 42 europeu. O modelo vem apenas em preto e já estão no site da Fizik (www.fizik.com), mas você não pode comprá-los até 5 de dezembro de 2019.