Alex Wee faz grande prova e garante o ouro para GB na ultima perna do revezamento superando Pearson (EUA) e Vincent Louis (FRA)
Foi emocionante a estreia do triathlon no revezamento misto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta sexta-feira, com largada as 19h30, na Odaiba Bay- mesmo local das provas individuais do swimbikerun.
Foram 17 nações com 4 atletas cada que cumpriam um.mini-sprint triathlon com 300m de natação, 6.8km de ciclismo e 2km de corrida. Na ultima perna, com o 4º representante, lideravam na ordem;
Inglaterra, Estados Unidos e França, com uma diferença de menos de 30s entre eles.
As nações eram representadas por Alex Wee, Morgan Pearson e Vincent Louis. Após 300m de nado, a diferença diminuiu e com 1 volta de cíclismo o francês Vincent Louis, campeão mundial, veio atacando. Ele largou primeiramente o americano e depois quase deixou para trás o inglês Alex Wee, que se segurou no vácuo do francês.
Nos 2km finais, Wee trocou na frente na transição e foi logo abrindo vantagem com os pés no chão mostrando seu pedigree de ex-corredor.
Muito veloz o inglês foi abrindo rumo a mais uma medalha para delírio da equipe inglesa. Mais atrás o americano Pearson, também ex-corredor, ultrapassou Louis para garantir a prata para os americanos, com os franceses ficando em terceiro e conquistando a medalha de bronze.
O revezamento misto veio para ficar e já está confirmado nos Jogos de Paris em 2024.