Triatleta conta os detalhes da sua prova, nutrição e objetivos futuros
Nome: Erick Parreira Duarte
Idade: 34 anos
Estado: São Paulo
Bike: Quintana Roo PR5
Tênis: Nike Zoom Fly 3
Começou no Triathlon: Em 2005 com 18 anos.
Horas de Treino Semanal: 10-25h
Apoio: Bannwart Studio / Multifer Ferramentaria / Join Sports / Quality Nutrition
Conte sobre sua preparação até chegar nesse grande título e como superou a perda da prova de 2019?
Minha preparação para esse ano na verdade começou indiretamente no início da pandemia em Março/2020, com o cancelamento de todas as provas nesse período, eu decidi fazer vários desafios pessoal um mais difícil que o outro, assim, eu só precisei fazer um bloco de 4 semanas de treinamento específico para essa prova porque eu já estava muito bem preparado para encarar qualquer desafio.
As minhas derrotas em 2018 e 2019 na verdade foram o melhor combustível possível que eu utilizei para eu ter conquistado essa excelente performance pessoal nesse ano, porque graças a Deus eu sempre consegui aprender e a evoluir demais com as minhas derrotas.
Como funciona a hidratação e nutrição em cada etapa do Ultraman? E qual a importância dos staffs na prova?
Conseguir acertar e executar uma boa estratégia de hidratação e nutrição nesse tipo de prova é tão importante quanto chegar bem preparado fisicamente para quem busca alta performance e a vitória. Assim, para eu conseguir fazer e manter a prova na intensidade pretendida do começo ao fim, a estratégia definida pelo meu nutricionista e staff Reinaldo Tubarão era de ingerir entre 800ml – 1,5 litros/ h de líquido, 60-90g de carboidrato/h e 300-700mg de sódio/h que era ajustada por nós durante a prova conforme a minha percepção de esforço, nível de energia, temperatura e umidade em cada dia de prova.
Assim, no primeiro dia, na natação eu consumi somente carboidrato em líquido e água, e na bike, consumi um mix de carboidratos, sendo em forma de líquido, sólido e gel, sódio e muita água. No segundo dia, eu fiz a mesma estratégia utilizada no pedal do primeiro dia. E na corrida, a maior parte da ingestão de carboidratos foi em forma de líquido, gel e um pouco de sólido, e também, sódio e bastante água.
A importância dos staffs (foto abaixo) na prova é total!! Eu consigo completar a prova fazendo sozinho, porém eu jamais iria fazer a prova com o mesmo nível de performance e energia que eu fiz nos três dias sem o trabalho, torcida e a energia incrível dos meus staffs!!
Fora das provas, você é treinador. Como funciona?
Eu tendo o privilégio de ser meu próprio treinador faz total diferença na qualidade e assertividade na minha preparação para qualquer prova ou objetivo!! Porque, jamais eu irei encontrar um treinador que conheça mais sobre as minhas capacidades, potencialidades, fraquezas, necessidades, sonhos e objetivos e entregar o máximo de foco, energia e empenho para conquistar os meus sonhos e objetivos do que eu mesmo!! Assim, desde 2018 que eu sou responsável pelos meus próprios treinos de natação, bike e corrida, minha preparação física e agora também sou meu próprio treinador mental.
Você tem uma equipe que ajuda na sua performance? Com quem você treina geralmente?
Atualmente, atuando de forma direta, eu tenho ajuda na nutrição com o grande mestre Reinaldo Tubarão. De forma indireta, na fisiologia eu tenho ajuda do grande mestre Gerson Leite, na minha preparação física eu tenho ajuda do grande mestre Everton Crivoi e na preparação mental eu tenho ajuda da Camila Sato. 100% dos meus treinos específicos para alguma prova ou desafio eu faço sozinho, eu só treino com alguém as vezes quando eu encontro com algum amigo no mesmo local de treino e o treino não é específico, mas aí vira mais bate papo do que treino haha.
Quem é Erick Duarte fora das provas de Triathlon?
Eu sou super grato e feliz pela oportunidade de vida que Deus me deu. Assim, eu procuro fazer todos os dias o meu melhor para evoluir, aprender, ensinar e ajudar. E meu foco sempre será conquistar e manter a alta performance e equilíbrio na minha vida espiritual, pessoal e profissional para a minha própria evolução, e também, para servir de exemplo e ajudar o meu próximo a evoluir também.
Quando você começou sua carreira no esporte?
Natação eu comecei com 14 anos, Corrida com 15 anos, e o ciclismo e Triathlon comecei em 2005 quando eu tinha 18 anos.
Quantos Ironman você já participou? E quantos Ultras?
Provas na distância do Ironman no total eu já fiz 13x. E Ultraman, já fiz 3x em provas oficiais e 1x como desafio pessoal.
Seu currículo?
Campeão UB515 em 2021, Bi-Campeão Insanoman Hard Triathlon em 2018 e 2019, Campeão Ohana Kahi em 2019, Campeão Geral Campeonato Brasileiro de Duathlon Standard (amador) em 2019. Campeão UD Ultra Desafio 75km (corrida de montanha) em Morungaba/SP em 2017. Campeão Ultramaratona Brasil 100km em Caieiras/SP em 2019. Campeão Ultramaratona 12h em Passa Quatro/MG em 2016. Ironman World Championship Finisher em 2017. 2x Ironman 70.3 World Championship Finisher.
Como se preparou mentalmente para o UB515?
Como atleta eu precisava trabalhar urgentemente duas coisas que fizeram eu perder para mim mesmo 2x o UB515 na corrida, que era primeiro descobrir os problemas que afetavam a minha competitividade, e segundo, aprender e desenvolver os pilares necessários para entrar e me manter no estado mental de alta performance durante a prova.
Assim, nesse ano eu fiz uma formação em coaching esportivo, e graças a Deus, mesmo eu sendo meu próprio treinador mental, eu consegui trabalhar e evoluir nesses dois pontos que estavam me matando. E a diferença entre a minha atuação nesse ano perante as edições de 2018 e 2019 foi justamente porque o meu nível de competitividade estava muito mais alto e eu consegui entrar e me manter na maior parte do tempo no estado mental de alta performance!
Como está o seu planejamento para 2022? Aonde pensa que pode melhorar mais?
Meu calendário para 2022 dando tudo certo será espetacular, cheio de provas e desafios pessoal de nível hard que irão me fazer sair fora da minha zona de conforto do jeito que eu amo!! E uma dessas provas com certeza é o UB515, porque é a prova que eu mais amo fazer atualmente!
Eu consigo melhorar mais nas três modalidades ainda. Mas, as modalidades que ainda tenho muita margem para melhorar é a natação e corrida