Organização informa que há mais inscritos/familiares do que leitos disponíveis
Depois da polêmica questão (leia AQUI) de infraestrutura e logística de Kailua-Kona, no Havaí, que fez a comunidade local reclamar dos dois dias de provas de Ironman no Condado – em outubro recente –, mais uma cidade não consegue absorver o número de inscritos numa prova de Ironman, Juneau, no Alasca, forçando o cancelamento da mesma.
O Ironman Alaska teve sua prova inaugural – destinada exclusivamente para triatletas amadores e que contou com a participação da brasileira Luciana Haddad, que retornava às competições – este ano, em agosto, e provavelmente foi a última… O local do evento, que só pode ser alcançado por via aérea ou marítima, é aparentemente muito pequeno para receber o número de turistas que viajam pata lá durante o Ironman (atletas e familiares). A região oferece apenas 1.300 leitos de hotelaria, forçando os preços dispararem, exatamente como aconteceu em Kona este ano. Como a solução nunca passar por reduzir o número de inscritos, foi decidido cancelar a prova…
Abaixo, leia a informação oficial disponibilizada pelo Grupo Ironman:
“A equipe IRONMAN agradece seu apoio e lealdade enquanto trabalhamos para oferecer a você eventos de classe mundial nos principais destinos. Quando foi anunciado pela primeira vez, Juneau, no Alasca, rapidamente saltou para o topo da lista de provas. Embora tenhamos enfrentado alguns desafios climáticos para o evento do primeiro ano, o evento ainda foi mágico.
A equipe imediatamente começou a trabalhar para melhorar ainda mais a experiência para futuras iterações. Apesar de ter uma comunidade anfitriã maravilhosa, tomamos a difícil decisão de descontinuar o IRONMAN Alaska.
Gostaríamos de agradecer aos nossos atletas, voluntários e parceiros locais, à cidade de Juneau, à Travel Juneau, à University of Alaska Southeast, ao povo Tlingit local e a toda a comunidade de Juneau. Os habitantes do Alasca não apenas participaram da prova inaugural, mas a cultura e a comunidade locais foram um aspecto importante na criação e no grande apoio do dia da prova para o IRONMAN Alaska. Também gostaríamos de agradecer a todos os nossos patrocinadores por sua parceria em ajudar a garantir experiências de prova vividas até o destino.
Os atletas inscritos no evento receberão um e-mail com mais detalhes. Se você tiver perguntas adicionais, entre em contato com alaska@ironman.com
Embora uma decisão como essa nunca seja fácil, agradecemos aos nossos atletas pelo comprometimento e esperamos proporcionar a eles uma experiência excepcional em um futuro evento do IRONMAN.”
Abaixo, confira o vídeo oficial com o Race Recap do Ironman Alaska: