No próximo sábado, dia 12 de outubro, durante a disputa do Mundial de Ironman, 2.500 atletas estarão presentes no evento com jornadas totalmente diferentes, mas um objetivo em comum, cruzar a linha de chegada dentro das 17 horas de tempo limite. Entre eles, estreantes famosos e muito observados, como o britânico bicampeão olímpico Alistair Brownlee, e outros que vão se destacar por histórias inacreditáveis, como fazer um Ironman sem as pernas…
Sim, você não leu errado… Sem as pernas! Ok, isso já foi feito antes por outros triatletas, mas nunca, nunca uma história assim pode deixar de ser ressaltada. O americano Roderick Sewell também será um “rookie” em Kona 2019.
Roderick teve as pernas amputadas antes dos dois anos, como resultado de severas deformidades que o impediriam de andar como as outras crianças. A infância foi dura, não só pela limitação física, mas também pela pobreza da família, que ficou desabrigada e não tinha condições no início de fornecer próteses a ele, que conseguiu correr pela primeira vez aos 10 anos de idade.
Ele foi convidado a entrar no programa de esportes da CAF (Challenged Athletes Foundation, renomada fundação que ajuda há muitos anos pessoas com limitações físicas a entrarem no esporte) e começou a nadar, sem jamais pensar em se tornar competitivo, mas se tornou, chegando ao ápice como atleta paralímpico (sua especialidade é o nado Peito).
Depois da natação, começou a praticar o paratriathlon competindo em várias distâncias, até chegar às provas de Ironman 70.3, onde recebeu um convite de Andrew Messick, presidente e CEO da Ironman, para participar do Mundial e não pensou duas vezes, aceitou! E estará presente no Mundial com seu sorriso marcante no rosto!