Triatletas profissionais como Frodeno, Brownlee e Gomez dão opinião sobre o número “mágico”
Vários triatletas profissionais, da equipe Bahrain Endurance 13, deram opinião sobre a possibilidade de ocorrer um Ironman sub 7 horas. Claro que o vídeo tem um “quê” promocional, mas a questão é boa, será que é possível? O recorde da distância pertence ao alemão Jan Frodeno, quando estabeleceu em 2016, no Challenge Roth, o tempo de 7:35:39. As parciais foram 45:22 para a natação de 3.8km, 4:09:22 para os 180km de bike e 2:40:35 na maratona final.
Talvez nos dias de hoje seja possível se fosse algo promocional, com alguma espécie de apoio, nos moldes da maratona sub duas horas promovida pela Nike e que teve seu objetivo atingido pelo queniano Eliud Kipchoge, em 1:59:40.
Teria que ser feito algo como nadar na esteira de outro nadador, pedalar no vácuo de outro ciclista e correr com Pacers em revezamento (como foi feito Eliud Kipchoge). Sim, não é a mesma coisa que uma prova solo… Alistair Brownlee acha possível, mas não por agora. Frodeno é mais realista, faz as contas e sabe que o triatleta teria que pedalar a mais de 50km/h e correr a maratona para 2h35min… Algo muito difícil. O recorde oficial da maratona também pertence a Kipchoge, em 2:01:39, estabelecido na Maratona de Berlim 2018, ou seja, a possibilidade de algum atleta correr sub duas horas de maneira oficial, sem apoio, é real, já o Gap de tempo para um sub 7 horas no Ironman está na casa de 35min… uma eternidade ainda! Mas não dá para duvidar da capacidade dos triatletas no futuro…
Veja abaixo o que os profissionais falaram:
https://www.instagram.com/p/CDQ4dEzne3f/?utm_source=ig_web_copy_link