ITU lança guia para competir sob calor extremo

ITU apresenta o ‘Beat the Heat’, um guia abrangente para provas sob condições de calor extremo

A União Internacional de Triathlon (ITU), em cooperação com a Universidade de Canberra e a Universidade de Loughborough, criou o ‘Beat the Heat’, um documento que ajudará triatletas e paratriatletes em sua preparação para competir em condições quentes e úmidas, cenário provável que os atletas terão de enfrentar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, mas que também é aplicável aos amadores em eventuais competições.

Como os eventos de triathlon normalmente ocorrem no verão, os atletas podem ser expostos a condições ambientais particularmente quentes e úmidas. Sob condições excessivamente opressivas, tanto a capacidade de desempenho quanto a saúde dos atletas podem ser afetadas negativamente. Este guia ajudará os triatletas, suas equipes e treinadores a se aproximarem das provas realizadas nessas condições, e fornecer recomendações para otimizar o desempenho e minimizar a ocorrência de doenças provocadas pelo calor.

“Beat the Heat” é a publicação definitiva para triatletas e paratriatletas. Reunimos todas as informações científicas e médicas disponíveis para facilitar a compreensão de atletas e treinadores, a fim de facilitar o desempenho, o treinamento e a aclimatação ”, explicou Sergio Migliorini, Presidente do Comitê Médico da ITU.

“Este documento não apenas descreve como as condições ambientais quentes podem influenciar agudamente os atletas, mas também define estratégias para ajudar a mitigar seu impacto, como ter um plano de hidratação e aclimatação ao calor ”, disse Julien Périard, do Instituto de Pesquisa de Esporte e Exercício da Universidade de Canberra e autor do guia Beat the Heat.

Embora muitos princípios de treinamento e preparação de calor sejam transferíveis diretamente dos triatletas olímpicos para paralímpicos, uma consideração das conseqüências fisiológicas da deficiência de um atleta também é importante. Quais são os benefícios da aclimatação ao calor, como a temperatura central é regulada, estratégias de resfriamento a serem usadas antes, durante e depois da ptova, as melhores abordagens e estratégias de hidratação, quanto um atleta deve beber e quais são as regras da ITU para ajudar a minimizar o estresse por calor estão todos cobertos neste documento abrangente, que estará disponível para todos os atletas, treinadores e federações nacionais.

Embora algumas outras Federações Internacionais, como a World Athletics, também tenham elaborado diretrizes para seus atletas melhorarem seu desempenho nas Olimpíadas de Tóquio, este é o primeiro documento que também abrange para-atletas e o impacto que o calor e a umidade podem ter em seu desempenho. considerando as consequências fisiológicas associadas às suas deficiências.

Você pode fazer o download das diretrizes “Beat the Heat” aqui.

Redação

press@trisportmagazine.com