Organização tira o evento da Itália e passa para o Canadá, no final de junho
A ITU (União Internacional de Triathlon), em consulta com a Federação Italiana, o comitê organizador do “Milan 2020” e as autoridades locais, tomou a decisão de transferir o Campeonato Mundial de Paratriathlon da ITU 2020, planejado para 2 de maio, para a cidade de Montreal. A decisão é tomada quando o surto de coronavírus COVID-19 se espalha em muitas regiões, impossibilitando os organizadores locais de prosseguir com o evento, conforme planejado.
O Campeonato Mundial de Paratriathlon de 2020 será realizado em Montreal na última semana de junho, ainda dentro do período de Qualificação Paralímpica. O Conselho Executivo da ITU também aprovou a mudança da Copa do Mundo de Arzachena, também na Itália, para outubro de 2020.
Comunicado da ITU
“…As restrições e quarentenas de viagens impostas por alguns países e companhias aéreas a indivíduos e grupos que viajam para/ou de áreas afetadas pelo surto tornam impossível avançar com o Campeonato Mundial de Paratriathlon de Milão nas datas planejadas, mas todos os interessados estão trabalhando incansavelmente contra o relógio para encontrar uma nova data para sediar o evento de Milão ainda este ano (mas já não válido como Mundial), mantendo sempre a saúde e a segurança de todos os atletas, treinadores, oficiais, voluntários e funcionários como a primeira prioridade.
A ITU quer expressar sua gratidão aos organizadores da Série Mundial de Triathlon de Montreal, por sua disposição em alocar o evento em tempo recorde. E também queremos expressar todo o apoio aos organizadores italianos, à Federação e aos atletas locais, com quem continuaremos trabalhando para tentar encontrar uma data adequada para um evento de paratriathlon durante a temporada.”