ITU muda regras para proteger triatletas do calor no evento-teste para Tóquio 2020

Semana que vem, de 15 a 18 de agosto, no Odaiba Park em Tóquio, serão realizados os eventos-teste do Triathlon para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Para minimizar os efeitos do calor e umidade do verão aos atletas, a ITU (União Internacional de Triathlon, órgão que comanda o esporte) tomou algumas medidas inovadoras.

Entre as mudanças mais importantes está o aumento de estações extras de água no percurso, áreas de atletas com ar condicionado antes e depois da competição, protocolos revisados ​​de estresse térmico, além de pessoal especialmente treinado adicionado às equipes técnicas e corpo médico posicionados a cada 500 metros na etapa de corrida.

Outras mudanças de regras projetadas para ajudar nas preparações pré-prova permitirão que os atletas usem coletes de resfriamento até sua apresentação oficial e seus treinadores possam colocar água fria ou congelada nas bicicletas entre as apresentações dos atletas e o início da prova. Para ajudar, uma pintura especial será usada no asfalto para reduzir a reflexão do calor no percurso de competição.

Durante a prova, treinadores serão autorizados a fornecer nutrição na etapa de ciclismo em área designada. Entre outras medidas, áreas sombreadas adicionais estarão disponíveis para os atletas depois da prova, e foi planejada uma cerimônia de premiação rápida. O Brasil estará representado Kauê Willy, Manuel Messias, Luisa Baptista e Vittoria Lopes.

 

Redação

press@trisportmagazine.com