A World Triathlon tentar incluir uma prova no estilo Eliminatório para Paris 2024
A World Triathlon pretende expandir a quantidade de seus eventos olímpicos com a adição de uma prova estilo eliminação. A proposta seria para a inclusão ser realizada nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
A World Triathlon pretende assim ter cinco eventos valendo medalha em 2024: Este novo, em distância rápida e com eliminatórias para homens e mulheres (algo já feito pela Super League Triathlon); as provas de elite tradicionais (homens e mulheres); e um revezamento, que é misto, uma modalidade que fará estreia em Tóquio, ano que vem, e é incentivada pelo COI, que tem dado apoio às competições que envolvam os dois sexos na disputa.
FORMATO
O formato exato do conceito eliminatório, que poderia fazer com que os atletas competissem em um determinado número de baterias, sendo eliminados aos poucos, ainda não foi confirmado.
A distância da prova e outros detalhes como a ordem das disciplinas também não foram acertados, mas foi sugerido que poderia ser usado o formato super sprint de 400 metros de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida.
A World triathlon acredita que este novo evento não aumentaria sua cota de atletas para Paris 2024 e poderia ser realizado no mesmo percurso do revezamento misto. O COI, que deve confirmar o programa de Paris 2024 em sua reunião do Conselho Executivo no mês que vem, delineou sua oposição a novos eventos caso aumentem o número de atletas, mas sugeriu que está aberto à sua inclusão caso seja contestado pelo mesmo conjunto de concorrentes.
A presidente da World triathlon, Marisol Casado, tem falado consistentemente sobre a necessidade de aumentar a presença do esporte nas Olimpíadas. Casado já apresentou ideias com provas que venham a incluir semifinais e finais, para melhorar apelo ao triathlon.