Um grande número de atletas seguirá neste fim de semana para o Caribe para a última parada do Circuito da Copa do Mundo de Triathlon da ITU, a ser realizada em Santo Domingo. Com um Start List repleto de atletas de ponta, tanto para homens quanto para mulheres, os atletas tentarão obter alguns pontos de qualificação olímpicos realmente valiosos antes de encerrar a temporada.
A última prova do circuito da Copa do Mundo da ITU 2019 será disputada na distância olímpica, com a natação consistindo em duas voltas de 750m cada uma nas águas quentes e calmas do Clube de Oficiais Naval da Marina de San Souci. Os atletas então montam em suas bicicletas para um ciclismo de 40 km na Avenida España, desfrutando das vistas magníficas do Caribe, para depois correr pelos 10 km finais em um percurso plano para terminar dentro da Marina.
Mulheres
Ela não estará usando o número 1 neste fim de semana, mas a maioria dos olhos estará de fato em Ai Ueda, do Japão. A atleta veterana japonesa está alinhando-se neste fim de semana pela 200ª vez em sua carreira na ITU, e nas últimas vezes que conseguiu, terminou no pódio: medalha de ouro nas Copas do Mundo de Lima e Mizayaki e prata na Copa do Mundo de Tongyeong. Mas para Ueda não será fácil conseguir o hat-trick.
Alinhando-se em Santo Domingo será outra excelente atleta, a francesa Sandra Dodet, que já venceu Ueda em Tongyeong para conquistar a medalha de ouro, e que provou nesta temporada que é uma forte rival, especialmente nas corridas de distância olímpica.
Outros nomes como a austríaca Lisa Perterer, a ucraniana Juliya Yelistratova, as espanholas Anna Godoy Contreras, Tamara Gomez e Xisca Tous, e as americanas Kirsten Kasper, Taylor Knibb, Sophie Chase e Erika Ackerlund, merecem destaque. O Brasil estará representado por Beatriz Neres (foto abaixo) e Djenyfer Arnold.
Homens
O número 1 será Matthew McElroy, dos EUA. Forte na bike e confiável e rápido no último segmento da corrida, o americano teve uma temporada sólida que está terminando com desempenho poderoso, o suficiente para lhe conceder a medalha de ouro nas Copas do Mundo de Tongyeong e Miyazaki. Mas o californiano de 27 anos terá que lutar com a sólida equipe dos EUA, com os companheiros Morgan Pearson, Eli Hemming, Kevin McDowell e Tony Smoragiewicz que também estarão alinhados na Marina de Santo Domingo, todos na batalha pelos valiosos pontos olímpicos que podem levá-los a Tóquio 2020 e também tentando conseguir três vagas nas Olimpíadas para os homens americanos.
Acostumados a correr em condições de calor como as que os atletas vão experimentar neste domingo em Santo Domingo, os mexicanos Crisanto Grajales, Rodrigo Gonzalez e Irving Perez estarão presentes, assim como o suíço Florin Salvisberg e Felix Duchampt (francês que está se naturalizando romeno), ambos subindo ao pódio da Copa do Mundo pela primeira vez há apenas alguns dias em Lima.
Outro nome que não pode ser descartardo é de Manoel Messias. O brasileiro mostrou uma exibição magnífica semana passada, na Copa do Mundo de Lima, e está disposto a encerrar a temporada em grande estilo. Além dele, o Brasil será representado por Reinaldo Colucci, Danilo Pimentel, Kauê Willy e Matheus Diniz.
Um nome que chama atenção no Start List é o do australiano Cameron Wurf, que fará sua estreia numa Copa do Mundo da ITU. Ele, que já foi remador olímpico em Atenas 2004 e depois virou ciclista profissional, desde que virou triatleta em 2016 tem se destacado na distância Ironman, destruindo os recordes do ciclismo e vencendo provas, como no Ironman Itália Emilia-Romagna deste ano e, em seguida, com o 5º lugar no Ironman Hawaii.