Um japonês de 105 anos se transformou no primeiro atleta do mundo a correr os 100 metros rasos com esta idade, e estabeleceu o recorde mundial de 42,22 segundos, informaram nesta quinta-feira (data local) os meios de comunicação japoneses.
Hidekichi Miyazaki completou sua façanha na quarta-feira em uma pista de atletismo de Kioto, no oeste do país, diante das câmaras das emissoras de televisão japonesas, seus familiares e amigos. Ao cruzar a linha de chegada, Miyazaki comemorou com a pose característica do velocista jamaicano Usain Bolt.
Miyazaki, que tinha completado 105 anos na terça-feira, concluiu o percurso de 100 metros junto com outros atletas de idade avançada e marcou o tempo de 42,22 segundos, o que representa a primeira marca registrada para alguém com esta idade em nível mundial, segundo a Federação Japonesa de Atletismo.
O veterano velocista, no entanto, afirmou que seu tempo tinha sido “horrível”, já que seu objetivo era uma marca em torno dos 35 segundos, e assinalou que continuará treinando para tentar melhorar, em entrevista à emissora pública japonesa “NHK”.
“O segredo para correr com a minha idade é ter coragem e se preocupar em manter uma boa saúde”, afirmou Miyazaki, que já tinha sido reconhecido pelo Guinness, o livro dos recordes, como o velocista mais velho do mundo em 2013 e 2014, com 103 e 104 anos respectivamente.
Este senhor japonês começou a praticar o atletismo com 90 anos e foi apelidado pela imprensa japonesa como “Golden Bolt” (“Bolt Dourado”, em inglês) em referência ao homem mais rápido do mundo, a quem Miyazaki desafiou publicamente em várias ocasiões.
Fonte: ESPN com agência EFE