Javier Gomez, o rei do triathlon, conquista mais um mundial

Aos 36 anos, ele já venceu praticamente tudo e é o triatleta com mais títulos mundiais. Oito, com a conquista no último final de semana, em sua casa, na cidade de Pontevedra na Espanha, onde Gomez realizou os seus estudos quando mais jovem.

Depois de vencer 5 mundiais na distância olímpica (2008, 2010, 2013, 2014 e 2015) ele venceu também o mundial de Xterra em 2012 e o mundial de Ironman 70.3 em 2014.

Pontevedra, o palco do mundial da ITU deste ano, não poderia ter a sua ausência. Após uma semana da World Triathlon Bermuda, onde foi o 2º colocado na sua volta ao Circuito Mundial, ele não desapontou e com a torcida espanhola ao seu favor venceu mais um mundial, pela oitava vez – um recorde.

Gomez nadou no grupo líder, assumiu a liderança no ciclismo na primeira parte da prova e acabou decidindo a prova nos últimos 30km de corrida, onde mostrou toda a sua classe superando 7 atletas que chegaram praticamente juntos na transição para a corrida. Após um longo dia onde os triatletas encararam 1.5km de natação, 113km de ciclismo e 30km de corrida, Gomez venceu com quase 6 minutos de vantagem, com a melhor corrida do dia.

Com um início de ano arrebatador, ele vai com tudo para os Jogos Olímpicos do Japão em 2020, tentar conquistar a única medalha que ainda lhe falta, a de ouro no triathlon olímpico. Após Tóquio, o espanhol deve retornar as provas de longa distância, onde se dedicou ano passado, conquistando o 3º lugar no mundial de 70.3 e o 11º lugar em sua estreia em Kona, no mundial de Ironman, no Havaí.

Redação

redacao@golonger.com.br