Fazer jejum é ficar um período de tempo, inclusive dias, sem comer. Existem diversos protocolos, podendo ser de 12h, 16h, 18h e até 24h. Muitos veem o jejum como uma novidade, porém outras culturas e/ou religiões, como por exemplo, o Ramadã, já praticam o jejum há muitos anos. E por que ele ganhou tanta notoriedade agora? Começou-se a usar o jejum como estratégia de emagrecimento e de fato, ele pode sim auxiliar na perda de peso – devido ao tempo reduzido de ingestão de alimentos e redução dos níveis sanguíneos de insulina (altas concentrações de insulinas aumentam o armazenamento de gordura); porém apenas se estiver atrelada uma alimentação equilibrada.
Além disso, o jejum intermitente também funciona como uma espécie de antioxidante, promovendo uma melhor renovação celular e combatendo radicais livres. “Mas nutri, durante o período de jejum posso apenas consumir água?” Não; bebidas não calóricas como café e chás são permitidos, contanto que não sejam adoçados.
É importante dizer que o jejum não é a única nem a melhor estratégia de emagrecimento e não deve ser indicada a qualquer pessoa; deve-se sempre procurar um nutricionista para que ele possa avaliar o que melhor se adequa à sua individualidade.
Por Advanced Nutrition