Evento que acontece no Alabama, EUA, teve Maurine Ricour e Maxime Hueber-Moosbrugger como campeões
O duathlon teve as provas individuais para homens e mulheres dos Jogos Mundiais 2022 realizados neste sábado, em Birmingham, Alabama, Estados Unidos, nas distâncias de 10km de corrida/40km de bike/5km de corrida; já o revezamento misto 2X2 será disputado hoje. Lançados em 1981, os Jogos Mundiais foram concebidos para serem um grande evento internacional para esportes que não faziam parte dos Jogos Olímpicos. O triathlon foi originalmente incluído na programação em 1993, antes de sua incorporação total às Olimpíadas em Sydney 2000, e foi em 2013 e agora em 2022 que o duathlon foi convidado a fazer parte da programação dos Jogos Mundiais.
Na categoria Feminina a campeã foi a belga Maurine Ricour, que conquistou o título após um forte segundo segmento de corrida, que a colocou na primeira posição de uma prova polêmica, que terminou com 12 atletas sendo desclassificados por erro no percurso de ciclismo. A medalha de prata coube à vencedora dos Jogos Mundiais de Cali 2013, Ai Ueda (Japão), enquanto a medalha de bronze foi para a atual Campeã Mundial de Duathlon, Joselyn Daniely Brea Abreu (Venezuela).
“Normalmente não sou muito rápida na último segmento, mas desta vez tudo correu muito bem. Senti que as pernas estavam ótimas, tive bons sentimentos e estava pensando em continuar correndo, continuar empurrando, então continuei. Normalmente Ai (Ueda) e Joselyn (Brea) são mais rápidas que eu, mas hoje eu fui a mais rápida, então estou muito feliz”, disse a campeã Maurine Ricour.
Homens
A noite em Birmingham foi inesquecível para a equipe francesa, que mostrou novamente que é uma das nações – assim como no Triathlon – mais poderosas do Duathlon, conquistando ouro e prata na prova individual masculina dos Jogos Mundiais de 2022. Nascido em 1996, Maxime Hueber-Moosbrugger foi o primeiro a cruzar a linha de chegada para obter o melhor resultado de sua carreira até agora, enquanto seu companheiro de equipe Benjamin Choquert repetiu o segundo lugar que obteve há um mês no Campeonato Mundial de Targu Mures. A medalha de bronze foi para o mexicano Victor Emmanuel Zambrano Gonzalez, cujas divisões rápidas em ambas as corridas foram suficientes para colocá-lo em seu primeiro pódio em grandes Jogos.
“Viemos aqui (a seleção francesa) em equipe, dispostos a trabalhar juntos. Sabíamos que os belgas também tinham uma equipe muito forte, então tentamos trabalhar juntos para ganhar o ouro e talvez ter mais franceses no pódio. Com este calor sabíamos que seria difícil, mas nos preparamos muito para esta prova. Arrisquei minhas chances e deu certo. Consegui ficar à frente do meu companheiro de equipe, Benjamin (Choquert), que é muito rápido na segunda corrida. Estou muito feliz com meus resultados hoje”, disse o francês.