Karlovy Vary WC 2020: Flora vence; Djenyfer é 5ª e Luisa a 9ª

Foi um grande dia para o triathlon nacional, numa prova dura e técnica, com subidas no ciclismo e na corrida

Flora Duffy foi a campeã da Karlovy Vary World Cup 2020, na República Tcheca. A prova foi realizada duas horas após o fim da competição masculina, que teve como vencedor o francês Vincent Luis. O Brasil teve dois grandes resultados, com o 5º lugar de Djenyfer Arnold e o 9º de Luisa Baptista.

A competição foi na distância Standard, com 1.5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. O domínio na água, mais uma vez, foi da britânica Jessica Learmonth. Ela saiu da água à frente da americana Katie Zaferes e da brasileira Vittoria Lopes, entretanto, teve problemas com o zíper de seu wetsuit, o que a atrasou, fazendo-a sair da T1 junto com Zaferes, que foi muito rápida na transição. A brasileira Djenyfer Arnold saiu em 7º lugar da água, e Luisa Baptista, em 23º lugar.

Logo no início do pedal, Learmonth e Zaferes forçaram o ritmo e se distanciaram das perseguidoras que vinham num grupo de sete atletas, que incluía Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold, Georgia Taylor-Brown (britânica campeã mundial de 2020), Flora Duffy (BER), Laura Lindemann (ALE), Maya Kingma (HOL) e Tereza Zimovjanova (TCH); no 3º grupo vinha a brasileira Luisa Baptista, lutando muito no pelotão para reduzir a diferença para as ponteiras da prova.

Faltando duas voltas para o fim do ciclismo, Katie Zaferes sobrou para Learmonth e caiu para o grupo perseguidor, e assim foi até final da bike, com a britânica em primeiro e o grupo perseguidor – onde estavam Vittoria e Djenyfer – chegando 18” depois dela.

Na corrida de 10km, Duffy logo tomou a iniciativa e mostrou a velha e boa forma de bicampeã mundial, pegando a ponta da prova e levando até o final, vencendo em 2:05:17. Taylor-Brown foi a 2ª colocada e a holandesa Maya Kingma a 3ª, fazendo um pódio em World Cup pela primeira vez. Jessia Learmonth cruzou em 4º lugar e uma realizada Djenyfer Arnold em 5º, o melhor resultado de sua curta carreira de triatleta, já que é oriunda da natação profissional; Luisa Baptista fez uma etapa de corrida espetacular, após muita luta no ciclismo, e cruzou em 9º lugar. Vittoria Lopes estava fazendo ótima prova, mas teve de abandonar na etapa de corrida devido à uma lesão que quase a impediu de largar. Foi um grande dia para o triathlon nacional, numa prova dura e técnica, com subidas no ciclismo e na corrida.

Redação

press@trisportmagazine.com