Inglesa revelação da equipe BMC vai substituir compatriota no projeto Pho3nix
A triatleta Katrina Matthews, da Grã-Bretanha, substituirá a compatriota Lucy Charles-Barclay no início de junho para o Projeto Sub7Sub8 da Fundação Pho3nix. Charles-Barclay, atual campeã mundial de Ironman 70.3, acusou uma fratura de stress no quadril há 1 semana, impossibilitando-a de dar sequência nos treinamentos – portando será substituída.
Katrina Matthews, 32, é uma revelação inglesa, atual campeã do Ironman UK, 6ª do ranking mundial e 4º no mundial de Ironman 70.3 em 2021. Em 2021 também ela foi a vice-campeã do Ironman Tusa, correndo a maratona em 2h49min. Kat é atleta da BMC Pro Triathlon Team.
Anunciado pela primeira vez em janeiro de 2021 e inspirando-se em iniciativas como Breaking2 e INEOS 1:59 de Eliud Kipchoge, o projeto Sub7Sub8 verá dois homens e duas mulheres tentando quebrar as marcas de sete e oito horas, respectivamente, para a distância Full de 3,8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42,2 km de corrida.
Os campeões olímpicos Alistair Brownlee (2012 / 2016) e Kristian Blummenfelt (2020) enfrentarão as regras adaptadas do projeto em uma tentativa de quebrar a marca de sete horas, enquanto a tentativa de Sub8 deveria ver um confronto de gerações entre o atual campeã mundial do Ironman 70.3 Charles-Barclay e a lenda suíça Nicola Spirig.
A recente notícia de que Lucy estaria fora de ação por vários meses, deixou um grande buraco nos planos para o lado feminino da tentativa. Também não foi fácil para Spirig, que quebrou uma clavícula e duas costelas durante um treino no início de fevereiro.
Os organizadores reagiram rapidamente para garantir que realmente haverá o evento no fim de semana de 5 a 6 de junho de 2022 no circuito de automobilismo Dekra Lausitzring, perto de Dresden, na Alemanha.