Norueguês agora tem os títulos de campeão olímpico, Mundial da World Triathlon, Mundial de Ironman e Mundial de Ironman 70.3
Neste sábado foi realizado o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 (1.9km de natação, 90km de bike, 21.1km de corrida) e, como esperado, um norueguês brilhou. Diferentemente de três semanas atrás, quando Gustav Iden se tornou campeão mundial de Ironman, no Hawaii, no Mundial de Meio Ironman foi a vez de Kristian Blummenfelt, seu amigo e parceiro de treinos, dominar.
Durante a natação, o australiano Aaron Royle liderou com um ritmo impressionante, fechando a etapa em 22:20. O americano Marc Dubrick veio logo atrás, seguido por favoritos como Ben Kanute, Frederic Funk, Kristian Blummenfelt e Gustav Iden, que veio bem perto. Magnus Ditlev estava 44 segundos atrás, mas na loucura da T1, saiu com a bike mas… esqueceu o capacete! Ele encostou a bike e correu de volta para recuperar seu capacete, perdendo um um pouco de tempo, mas nada que acabasse com sua prova.
Por falar em prova praticamente “acabada”, o americano Sam Long, que deixou de ir a Kona para focar neste Mundial, teve a sua bem prejudicada após tomar uma punição de 5 minutos. Não foi por vácuo, mas na ânsia de ultrapassar os competidores que “teimam” em sair à sua frente na natação, não cumpriu com destreza a regra dos 20 segundos para realizar as ultrapassagens, se enrolou com Jackson Laundry e foi punido. Uma grande frustração para ele e para o evento, pois perdeu ele, que vinha progredindo na prova, neste momento. Ele reclamou muito e, nas redes sociais, o questionamento à execução destas regras já ferveu, e com razão, já que ele se diferencia muito pelo seu ciclismo e não estava na roda, pelo contrário, vinha em progressão.
Enquanto Long se enrolava na bike, Blummenfelt tinha ambições claras e atacou, assumindo a ponta com uma velocidade média de mais de 45 quilômetros por hora, que depois “caiu” um pouco, vindo a fechar o ciclismo com média 44.75 km/h. Quem lhe fez companhia foi Magus Ditlev e Frederic Funk, com Ditlev entrando em primeiro na T2. Iden já vinha quatro minutos atrás dos líderes.
Na etapa de corrida, Blummenfelt rapidamente colocou seu ritmo, mas quem o alcançou para assumir o Pace líder foi Ben Kanute; os dois correram juntos por vários quilômetros e foi bonito de ver. Ao final, Blummenfelt conseguiu se liberar de Kanute e fechar a meia maratona em 1:11:39, com 3’24”/km de Pace médio e tempo final de 3:37:12. Ben Kanute confirmou seu 2º lugar e estava muito emocionado. Ditlev fechou em 3º. O 4º colocado foi um surpreendente Mika Noodt (ALE), seguido pelo seu compatriota Frederic Funk. Gustav Iden abandonou a prova na etapa de corrida, chorando muito.
BRASIL
Fernando Toldi foi o único brasileiro na Categoria Profissional, cruzando na 27ª colocação. Entre os amadores, destaque para José Belarmino, que três semanas atrás foi campeão mundial de Ironman na categoria 45/49 anos e, neste sábado, se tornou campeão mundial de Ironman 70.3 também. Um grande feito! Na mesma categoria de Belarmino, Bruno Khouri foi o 2º colocado. Na categoria 40/44 anos, Rafael Falsarella foi vice-campeão, e Cid Barbosa o 4º colocado.
Abaixo, confira o vídeo com os highlights do Mundial.