Kú Cycle lança bike inovadora no mercado

Completamente sem tubo frontal: a startup holandesa Kú Cycle está abrindo novos caminhos com a TF1

Novo fabricante de bicicletas no mercado de triathlon, com o primeiro e até agora único modelo, a startup holandesa Kú Cycle quer abrir novos caminhos – e vai se polarizar por mais de um motivo. Mesmo que a marca provavelmente não seja conhecida por muitos, os dois fundadores Richard McAinsh e Alex Bok são tudo, menos novatos no triathlon: McAinsh, originalmente da Fórmula 1 e envolvido com a Ferrari e a Benetton em vários títulos de campeonatos mundiais, está atrelado há muito tempo com fabricante de componentes de ciclismo 3T. Bok era o dono da rede de lojas de bicicletas “The Bike Boutique” no sudeste da Ásia e, junto com Brett Sutton, uma das duas cabeças por trás da equipe TBB.

A diferença mais óbvia em relação às atuais bicicletas de triathlon, além da vista lateral extremamente plana e compacta, é a parte frontal da TF1, pois a Kú Cycle dispensa completamente o tubo frontal, acima do garfo. Em vez disso, as duas lâminas do garfo aumentam de comprimento com o tamanho do ciclista. Uma abordagem que só foi possível com a tecnologia de freio a disco. A diferença máxima de nível aqui é de 180 milímetros. Na frente do quadro, na área “Steerer Pivot Box”, eles vêm com tudo o que compõe o cockpit: base bar, extensões com fixações, quatro parafusos que mantêm o sistema unido e uma caixa integrada. Uma das ideias principais: O cockpit, portanto, permanece quase sempre o mesmo perto do atleta, não importa o quão grande ele seja. A elevação das almofadas do braço é amplamente ajustada com espaçadores no aerobar aerodinâmico, com a Kú Cycle isso funciona principalmente por meio da altura – o comprimento – do garfo.

Sua tecnologia Fork Air Stream (FAST) é o recurso mais óbvio de diferença sobre as outras bikes de contrarrelógio do mercado. “Este garfo reduz o bloqueio do fluxo de ar na frente da bicicleta, diminuindo o arrasto geral da bicicleta + ciclista ao conduzir e melhorar o controle do fluxo de ar.”

De acordo com os desenvolvedores, essa construção tem vantagens significativas: além de uma seção dianteira mais rígida e melhor – porque é mais direta – comportamento de direção, de acordo com a Kú Cycle, o fluxo de ar deve ser melhor orientado em torno do ciclista. O enorme espaço lateral e na altura entre a roda dianteira e o interior do garfo também é impressionante.

SEM BIKE FIT POSTERIOR
A Kú Cycle só oferece o quadro em um tamanho. Ou seja, aquele adaptado individualmente ao ciclista. A empresa não vê o bikefitter como um prestador de serviços posterior, mas confia nos dados de uma montagem antecipada, com base na qual o quadro é então concluído sob encomenda. Durante a produção em Taiwan, os tubos superior e inferior e o tubo do assento são cortados no tamanho certo, colados e pintados. A entrega é então realizada novamente pelo lojista envolvido, no caso, somente na Europa, por enquanto. A TF1 não está disponível diretamente para usuários finais.

CASE
A novidade interessante para os triatletas que viajam muito é que a TF1 pode ser embalada de uma maneira extremamente compacta, destacando o garfo e cockpit e deslizando-o sobre o tubo inferior. Isso permite um tamanho de case significativamente menor e, mesmo incluindo as duas rodas, a bicicleta cabe em sua própria caixa da Kú Cycle, que não mais parece um case de bicicleta por fora e, portanto, torna o excesso de bagagem no caminho para o local de treinamento ou competição significativamente mais barato. Um detalhe interessante aqui é que o cabo do freio hidráulico pode ser desconectado sem ferramentas e montado novamente durante a montagem. Se você fizer o pedido este ano, receberá a caixa gratuitamente quando a bicicleta for entregue no primeiro trimestre de 2021.

Tanta individualidade tem seu preço, é claro, e pelo menos no início não depende de grandes quantidades: A TF1 incluindo o grupo SRAM Force etap AXS e a frente Zipp Vuka Shift estão disponíveis a partir de 10.999 euros. O conjunto de quadro também está disponível separadamente e inclui guidão e garfo por 5.990 euros.

Mais detalhes sobre o TF1 podem ser encontrados no site do fabricante.

Redação

press@trisportmagazine.com