Esta semana o Jornal “USA Today” relatou que o banimento de Lance Armstrong das competições que envolvam esportes olímpicos foi “parcialmente suspensa”, o que significa que ele vai ser capaz de competir em alguns eventos esportivos (menos os de ciclismo) regulares (este ano ele já até participou da trail run Western States 100).
Lance também disse ao USA Today que sua vontade de competir mudou: “Eu agora tenho 45 anos de idade e pratico esportes para manter meu condicionamento geral e minha sanidade. Meus dias de competição já passaram.”
Recentemente Lance declarou que gostaria de um dia participar do Ironman Havaí, entretanto, a suspensão ainda o mantém afastado deste tipo de evento, conforme declarou o porta-voz da Agência Anti-Doping dos Estados Unidos, Ryan Madden: “Ele pode participar de um evento sancionado a nível nacional ou regional, em um esporte diferente do ciclismo, mas que não o qualifique para competir num campeonato nacional ou evento internacional”, ou seja, isso o excluiria das provas de Ironman ou da ITU, mas permitiria que Lance competisse em provas independentes, como Triathlon Fuga de Alcatraz ou o Wildflower Triathlon, por exemplo.
Agora é aguardar e ver que decisão o homem que já foi sete vezes campeão do Tour de France – teve seus títulos cassados – e excelente triatleta, antes e depois de ser ciclista profissional, irá tomar. Independente de tudo que ocorreu, a presença de Lance Armstrong em qualquer evento esportivo sempre será motivo de turbulência.