Lehmann e Periault vencem a WC Karlovy Vary

Tradicional evento na República Theca tem percurso seletivo e é disputado na distância Standard

Realizado neste domingo, tradicional evento na República Theca tem percurso seletivo e é disputado na distância Standard (1,5 swim/40km bike/10km run). Entre as mulheres, a francesa Leonie Periault (foto de abertura) venceu por uma margem de 43 segundos sobre a italiana Bianca Seregni em segundo lugar, Summer Rappaport (EUA) foi a 3ª colocada.

O trio fez parte de uma fuga de cinco atletas que veio junta desde a natação, conquistando mais de um minuto para o crescente grupo de perseguição, mas foi Periault quem assumiu o controle cedo na corrida e nunca olhou para trás, correndo sozinha para a linha de e anunciando seu retorno à plena forma.

“Estou muito feliz com isso! O grupo esteve muito bem com a bike, trabalhamos bem, mas essa corrida foi uma loucura,” disse Periault emocionada depois. A brasileira Luisa Baptista foi a 17ª colocada e Vittoria Lopes abandonou a prova na 5ª volta de ciclismo.

Na categoria masculina, depois de terminar em nono em 2020 e obter o bronze há um ano, a tarde de domingo nas colinas tchecas viu o húngaro Csongor Lehmann finalmente encontrar seu momento de ouro na Copa do Mundo de Triathlon de 2022 Karlovy Vary.

O ex-campeão mundial júnior e sub-23 estava ombro a ombro com Matthew McElroy (EUA) e Lasse Luhrs (ALE) na metade da volta final, mas fez um movimento ousado na última colina para se livrar e conseguiu aguentar até a linha de chegada, McElroy com prata e um segundo pódio consecutivo na Copa do Mundo, Luhrs em terceiro.

“Esta é minha terceira corrida aqui e agora no topo do pódio é realmente uma sensação incrível”, disse Lehmann emocionado. “Eu realmente amo este lugar, este percurso é único para mim, mas não pensei que seria capaz de subir no pódio porque havia tantos atletas incrivelmente rápidos ao meu redor. Deixar a transição na primeira posição foi um momento chave, pois eu realmente queria dar o máximo desde o início da corrida. Eu sabia que Matt seria rápido como o inferno, mas eu só tinha mais uma marcha na subida e não olhei para trás.”

Pelo Brasil, Manoel Messias foi o 6º colocado. Vindo do 2º pelotão após o ciclismo, ele cravou o belo tempo de 30’51” na corrida de 10km, num percurso com subidas e várias curvas em cotovelo. Kauê Willy foi o 29º colocado.

 

Redação

press@trisportmagazine.com