Luisa é 4ª e Djenyfer a 10ª na WC Valencia

Em prova vencida por Beth Potter, brasileiras vão bem com dois resultados Top 10

Clima desafiador para as mulheres que competiram neste sábado na ITU World Cup Valencia 2020, na Espanha, com a britânica Beth Potter conquistando sua primeira vitória numa Copa do Mundo, seguida na linha de chegada pela suíça Nicola Spirig e pela estrela em ascensão alemã Lisa Tersch. Luisa Baptista veio no sprint com Nicola e Lisa e ficou com a 4ª colocação.

32 mulheres largaram para evento, com a brasileira Djenyfer Arnold assumindo a liderança desde as primeiras braçadas nas águas calmas que viram os barcos da America’s Cup navegarem há alguns anos.

Com apenas 750m de natação pela frente, Djenyfer liderou todo o segmento, com as portuguesas Gabriela Ribeiro, Melanie Santos, Vera Vilaça e Helena Carvalho saindo na sequência. Sara Perez Sala (ESP), Natalie Van Coevorden (AUS) e Beth Potter (GBR) conseguiram entrar na transição apenas 8 segundos atrás das líderes, virando a cabeça para trás enquanto subiam a rampa para perceber rapidamente que uma das favoritas, Nicola Spirig, não teve sua melhor natação e estava muito atrás.

O grupo tentou e com a ajuda de Verena Steinhauser (ITA) e Beatrize Mallozzi (TA), rapidamente organizou-se num pack líder nos primeiros metros, mas sem muita produtividade. Ao final da primeira volta de 5km, Spirig conseguiu alcançar o grupo da frente e liderou um grande pelotão de mais de 20 atletas durante a maior parte da etapa de 20km, e neste, vinha Luisa Baptista.

A suíça, uma das ciclistas mais fortes do Circuito, sabia que quando se trata de força nas pernas, poucas podem desafiá-la, mas todos os seus esforços para tentar escapar foram em vão, e o grande grupo entrou na segunda transição junto, quando as últimas gotas de chuva desapareceram.

E foi quando a corrida de 5km começou que foi percebido que Potter era a mulher a ser batida. Vindo da parte de trás do pelotão, ela rapidamente passou a liderar o grupo de sete atletas que marchavam na frente, ao lado de Spirig, Lisa Tersch, Luisa Baptista, Melanie Santos, Steinhauser e Mallozzi.

Com apenas uma volta pela frente e sem referências de tempo na passagem pela transição, Potter continuou dando duro e eliminando atletas do grupo da frente. Primeiro foi Santos, depois as duas italianas e, no meio da corrida, Potter adicionou uma marcha extra e ninguém pôde seguir, vencendo a prova.

Apenas alguns segundos atrás dela, o drama de uma batalha pelo segundo e terceiro lugares terminou com a suíça Spirig, duas vezes medalhista olímpica, mostrando sua classe e provando que nunca pode ser dada como fora das favoritos de uma prova, conquistando o 2º lugar, seguida pela alemã Lisa Tersch em 3º e Luisa Baptista em 4º, um grande resultado para a brasileira, que correu com muita personalidade. Djenyfer Arnold também fez boa corrida, corroborando a grande evolução que teve na modalidade, e cruzou em 10º lugar.

Confira abaixo os resultados:

[table id=333 /]

Redação

press@trisportmagazine.com