World Triathlon anuncia violação por EPO
Depois que o ucraniano Yuliya Yelistratova, o russo Igor Polyanskiy e o russo Vladimir Turbayevskiy foram suspensos por testes de doping positivos, agora o russo Alexander Bryukhankov também foi testado como positivo usando EPO.
Ele testou positivo após o Campeonato Europeu de Triathlon em Kitzbühel. Enquanto se aguarda uma possível amostra B, a World Triathlon não fará mais nenhuma declaração por enquanto, mas os insiders têm falado sobre rumores de doping em torno de Bryukhankov e dos irmãos Polyanskiy por mais de uma década.
Ontem, no Twitter, o técnico de triatlo Paulo Sousa expressou que não ficaria surpreso se Dmitry Polyanskiy – irmão de Igor – fosse o próximo atleta nesta história de doping. Acrescentou que, segundo muitos, as práticas de dopagem são conhecidas há anos e que estes atletas só são apanhados nos últimos dias da carreira, pelo que tem menos impacto nos resultados de hoje, mas no passado – nos seus primeiros anos – não raro, eles teriam impedido atletas “limpos” de uma medalha.
Há poucos dias, Turbayevskiy também já estava suspenso por causa do EPO. Seus resultados de 2014 a 2017, bem como de 2019 a 2021, foram removidos. Em 2014, valores anormais em seu passaporte biológico já foram detectados duas vezes. Após novos valores anormais em 2021, ele agora está permanentemente suspenso.