Confira dois passos muito simples que você deve levar em conta durante sua programação de treinos
Por Rodrigo Tosta
Existem muitos fatores que podem contribuir para melhorar sua corrida e, neste texto, apresento dois passos muito simples que você deve levar em conta durante sua programação de treinos e que vão complementar todas as outras dicas que já demos:
Faça a maioria de seus treinos de forma progressiva
Dessa forma há menos risco de lesão, pois os músculos terão mais tempo até serem mais exigidos. Quando sua musculatura está cansada pela carga de treinamento é prudente que você não comece os treinos em alta intensidade.
Essa também é uma estratégia que geralmente utilizamos nas provas, portanto seu treinamento vai refletir a realidade específica da competição.
Mantenha o “tanque” cheio
Estar bem alimentado é um fator chave para ficar livre de lesões. Muitas lesões acontecem quando os atletas estão em dietas restritivas tentando perder peso. Existe um pensamento de que quanto mais leve o atleta estiver, melhor poderá correr. Isso pode até ser verdadeiro, mas se durante esse processo você se lesionar, não poderá correr e consequentemente não vai melhorar sua corrida.
No entanto, alguns atletas precisam estar mais pesados para correr melhor, principalmente em longas distâncias. Mas se você realmente precisa perder peso, nossa sugestão é que tente fazer isso de forma gradativa, principalmente, durante seu “off season” e seu período de base.
Rodrigo Tosta é Diretor e Técnico da RT Performance. @rt.performance @rodrigotosta