Lenda do triathlon mundial passou por procedimento cirúrgico para retirada de câncer de pele do rosto
Uma das maiores lendas do triathlon, seis vezes campeão do Mundial de Ironman e primeiro campeão mundial da ITU (hoje chamada World Triathlon), em 1989, entre tantas outras conquistas, Mark Allen (foto acima, de amarelo, correndo ao lado de Dave Scott)) venceu mais uma!
Esta semana, em vídeo no seu canal do YouTube – que você pode conferir abaixo – ele expôs a recente cicatriz em seu rosto, proveniente de um procedimento chamado “cirurgia de Mohs”, onde Allen detalhou como uma mancha cancerosa foi identificada, necessitando assim de um processo doloroso que envolve médicos cavando sua pele para remover células cancerígenas.
A cirurgia acontece em fases, a pele é retirada e depois analisada para verificar se toda a área afetada foi suprimida, enquanto o paciente aguarda. Se houver mais tecido canceroso a ser removido, o processo recomeça com outra rodada de “escavação”.
Com seu vídeo franco e direto, como Mark Allen sempre se pronunciou, ele aumentou a conscientização sobre a prevenção do câncer de pele, uma importante mensagem sobre os riscos dos danos causados pelo sol na pele, algo que os triatletas estão muito expostos.
Ele informou que, felizmente, todo o câncer foi removido com sucesso na primeira rodada de cirurgia, e lembrou com pesar sobre o recém-falecido ex-triatleta profissional Kevin Moats, aos 67 anos, de melanoma, para enfatizar a necessidade de exames médicos regulares.
Vale assistir o vídeo abaixo: