Pela primeira vez no Brasil, o Powerman, maior série de duathlon do mundo, aconteceu neste domingo, 27, e nem mesmo a forte chuva que caiu na capital catarinense foi capaz de impedir os atletas de se superarem nos 20km de corrida e 60km de ciclismo. Matheus Ghiggi e Mariana Borges, ambos de Santa Catarina, foram os grandes campeões da primeira edição do evento com performances surpreendentes para as condições do dia.
A primeira “perna” da prova aconteceu no trecho de 10km de corrida no Bairro de Jurerê Internacional, após os atletas largarem no Jurerê Sports Center. Em ritmo forte, os líderes passaram para a primeira parte da transição com uma boa disputa entre Matheus e Francisco Neto. Já entre as mulheres, Bruna Mahn e Nayara Luniére dominaram a etapa inicial de corrida, abrindo quase três minutos para Mariana Borges.
Saindo para o ciclismo, muitos achavam que a etapa seria um pouco mais demorada, devido à chuva, mas os atletas imprimiram um ritmo alucinante de prova que percorreu algumas das principais rodovias da capital. Mais uma vez Matheus e Francisco passaram pela segunda transição praticamente empatados para definir o campeão na última etapa. Ao contrário do equilíbrio na prova masculina, no Feminino Mariana Borges mostrou que tem um dos melhores pedais do país e tirou uma vantagem de quase quatro minutos abrindo mais de cinco de vantagem.
Com boa folga para as concorrentes, a atleta de Floripa manteve a diferença fechando a prova em 3h00min49seg, conquistando o primeiro título do Powerman. “Foi muito bom ter corrido em casa e ter vencido ao lado dos familiares. Meu pedal foi muito bom e isso me deixou contente, pois fazia tempo que eu não encaixava ele tão bem”, disse Mariana. “Passei um período no Suíça e acho que reencontrei o meu melhor pedal lá nos alpes”, brincou a manezinha.
Bruna Mahn terminou em segundo lugar, quase cinco minutos atrás de Mariana (3h05min56seg), e Nayara completou as três primeiras posições em 3h10min49seg.
No Masculinino, Matheus Ghiggi ditou o ritmo na segunda etapa de corrida e abriu quase dois minutos no final da prova, deixando Francisco Neto em segundo. O atleta de Balneário Camboriú fechou os 80km em 2h40min34seg. “Esse é um grande resultado para mim. Treino lá em Balneário ao lado de excelentes atletas e consegui fazer o meu melhor aqui. A prova foi ótima e o nível de organização estava perfeito. Com certeza volto no próximo ano para tentar defender o título”, resumiu o campeão.
Francisco Neto segurou a segunda posição após 2h42min51seg e Nicholas de Almeida Cruz foi o terceiro colocado com 2h43min41seg.
Short Powerman:
Além dos 20km de corrida e 60km de ciclismo, o Powerman Brasil contou com disputas na distância Short, desafiando os competidores em 10km de corrida (duas etapas de 5km cada) e mais de 20km de pedal. João Carlos Bernardes Neto completou o percurso em 1h09min51seg e comemorou o primeiro título de sua carreira em mais de dez anos de triathlon.
“Nós treinamos todos os dias para isso e hoje foi a minha vez”, comemorou o campeão, também de Santa Catarina. Rafael Pereira foi o segundo e Ricceli Cunha o 3º.
Completando o domínio dos catarinenses na prova, Julia Romariz foi a grande campeã entre as mulheres. Vitoria Maciel terminou em segundo e Kesia de Souza a terceira.
Powerman Kids:
No sábado, antes das disputas do Powerman, a organização da prova realizou a edição Kids e o evento foi um sucesso, Com quase 50 crianças, pais e familiares participaram da atividade, incentivando os jovens duoatletas.
“São momentos como esse que tornam eventos como o Powerman especiais. Trazer as crianças para uma prova deste porte só faz com que eles se sintam cada vez mais motivados. São exemplos como esses que nos ajudam a formar novos competidores”, explica Leonardo Marmitt, diretor da assessoria esportiva Just Run, que participou da prova com diversos alunos.
Resultados – Powerman Brasil
Powerman Classic (10km – 60km – 10km)
Masculino:
1º Matheus Ghiggi – 2h40min34seg
2º Francisco Neto – 2h42min51seg
3º Nicholas Cruz – 2h43min41seg
Feminino:
1ª Mariana Borges – 3h00min49seg
2ª Bruna Mahn – 3h05min56seg
3ª Nayara Luniére – 3h10min49seg
Powerman Short (5km – 20km – 5km)
Masculino:
1º João Neto – 1h09min51seg
2º Rafael Pereira – 1h12min58seg
3º Ricceli Cunha – 1h13min29seg
Feminino:
1ª Julia Romariz – 1h17min24seg
2ª Vitoria Maciel – 1h18min55seg
3ª Kesia de Souza – 1h27min06seg
O Powerman Brasil é a primeira prova do gênero na América do Sul e vale como seletiva para o Mundial de Powerman na Suíça. A Expo Sports é um evento paralelo e acontecerá simultaneamente à prova de duatlhon, oferecendo mais atrações para os atletas, familiares, fãs do esporte e o público em geral.