Campeonato Mundial de Duathlon foi realizado pela 14ª vez em Zofingen
Neste domingo foi o realizado o Campeonato Mundial de Duathlon de Longa Distância, em Zofingen, na Suíça, e os campeões foram a suíça Melanie Maurer e o francês Matthieu Bourgeois. O conhecido Powerman de Zofingen está para o Duathlon assim como o Ironman Hawaii está para o triathlon, é o ápice de cada modalidade envolto em uma base de tradição que traz a credibilidade do evento.
“As emoções estão altas para mim, essa foi a prova perfeita”, disse a campeã Melanie Maurer emocionada. “Quando descobri o tamanho da minha vantagem, comecei a calcular quanto poderia perder por quilômetro, então estava sempre checando o relógio. Eu sempre disse a mim mesmo que se eu ganhasse o Zofingen, seria isso (aposentadoria)… mas é o melhor dia da minha carreira. Não sei se devo desistir”. A vice-campeã foi a belga Lotte Claes e a 3ª colocada a alemã Merle Brunnee.
“Que dia fantástico”, disse o campeão Matthieu Bourgeois depois. “Eu sabia que era um pouco mais forte que Fabian na corrida e controlava as duas primeiras voltas, entretanto, perdi 40 segundos na subida, mas não seria pego na volta final. Quando você tem dias como esse, sabe por que faz isso. Sempre quis usar o uniforme francês, agora também sou campeão do mundo”. O 2º lugar coube ao suíço Fabian Zehnder e o 3º ficou com seu compatriota Michael Ott.
Pela 14ª vez válido como o Mundial de Longa Distância da modalidade (chancelada pela World triathlon), mas já sendo realizado desde 1989, o Powerman traz neste percurso único uma tarefa imponente para os atletas que estavam na largada; uma primeira corrida de 9,2 km, seguida de 144 km de ciclismo em três voltas, cada uma com uma elevação de 605 m por volta e o enorme esforço terminando em uma corrida de 30 km em três voltas de encosta ondulada.