Meu joelho estala! É normal? Posso treinar?

Calma! A resposta é sim, o estalo por si só não é indicativo de lesão

Na literatura não há comprovação direta causa/efeito entre lesão de joelho e crepitação [estalo].

As crepitações são frequentes e estão presentes na maioria das articulações saudáveis [Robertson CJ,2010].

Porque elas acontecem:

  • Gases escapando – nossas articulações possuem liquido sinovial, uma espécie de lubrificante composto pelos gases oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e o gás é liberado, formando bolhas com este movimento. Para quebrar novamente a mesma bolha, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois os gases ainda não voltaram para o líquido sinovial.
  • Estruturas ásperas- articulações com atrite fazem sons causados pela perda de cartilagem lisa e devido a rugosidade da superfície articular começa a crepitar.Esse processo, chamado condropatia, precisa ser tratado para não evoluir e se tornar um desgaste articular com muita dor.
  • Movimento normal- ao se mover, a articulação pode acabar mudando o curso de algum tendão ou ligamento.Com isso, o que você ouve pode ser um tendão voltando a sua posição original.Além disso, os ligamentos podem apertar quando movemos as articulações. Isso ocorre normalmente no joelho ou tornozelo e pode provocar estalos.

Quando pode ser um problema?

  •  em casos de artrose [desgaste] ou artrite [inflamação].Tais problemas podem estar relacionados com à idade ou também com estresse mecânico ao longo da vida.
  • Em casos de condromalácia patelar, onde o amolecimento da cartilagem da patela causa fissuras e erosões, gerando rangidos de alta frequência [“Cric cric”]
  •  Quando essas crepitações forem acompanhadas de: DOR, INCÔMODO NO MOVIMENTO, INCHAÇO, VERMELHIDÃO, um medico ortopedista deve ser consultado para uma análise criteriosa.

Resumindo : se inexiste sintomas, não há motivo para pânico, mas no caso de outros sinais em conjunto, uma intervenção multidiciplicar entre médico, fisioterapeuta e treinador precisa ser feita. Bons treinos!

Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @estudiodepilatti

Redação

redacao@golonger.com.br