Mixed Relay é hoje, às 19h30

Revezamento Misto do Triathlon faz sua estreia nos Jogos Olímpicos

O Revezamento Misto do Triathlon faz sua estreia olímpica em Tóquio, hoje, as 19h30 no horário de Brasília. O cenário está armado: duas mulheres, dois homens, cada um enfrentando as três disciplinas, efervescendo no super- formato de sprint.

O local do Odaiba Bay é igual ao individual, mas o percurso é mais compacto. Cada perna começará com uma natação de 300m, passando para o ciclismo de 6,8km (duas voltas) e terminando com uma corrida de 2km (duas voltas).-

Serão 17 equipes no início do pontão, e a África do Sul infelizmente teve que se retirar depois que Henri Schoeman sofreu uma fratura por estresse em seu pé na segunda-feira – eles não tem atleta reserva. Para o restante, os times foram oficialmente apresentados e o sorteio do pontão foi feito.  As formações finais serão confirmadas duas horas antes do início da prova, com mudanças tardias e táticas de equipe, todas parte do formato imprevisível do Mixed Relay.

Favoritos
No sorteio, a França deu o tom ao escolher uma posição de partida relativamente central, enquanto os EUA se posicionaram do lado próximo à área de transição, Austrália e Grã-Bretanha na outra extremidade do pontão.

Ao contrário da prova individual, no entanto, as listas de largada são tiradas do ranking mundial, o que significa que a equipe da França – campeã mundial nos últimos três anos consecutivos – usará os números um. Leonie Periault e Cassandre Beaugrand podem sair em primeiro e terceiro lugar, assim como fizeram nas vitórias da equipe em 2018 e 2020, enquanto o campeão mundial Vincent Luis e Dorian Coninx correrão nas pernas dois e quatro, mesmo tendo Leo Bergere como reserva.

A Austrália, que ficou em segundo lugar, foi a única nação a qualificar o máximo de três homens e três mulheres para Tóquio 2020, trazendo o bônus adicional de um pool maior de talentos para escolher e a agonia de escolha para os selecionadores. As formações têm variado nos últimos anos, mas a equipe chegou ao pódio pela última vez em Abu Dhabi há dois anos, com Ashleigh Gentle na primeira perna, Emma Jeffcoat e Jacob Birtwhistle em três e quatro. Na lista de largada provisória, Matthew Hauser está listado para a segunda perna, enquanto Aaron Royle e Jaz Hedgeland são os reservas da equipe.

A equipe dos EUA veste o número três, com a medalhista olímpica de bronze Katie Zaferes e Summer Rappaport nomeados na equipe provisória, enquanto Taylor Knibb é a reserva. Sempre no pódio nos últimos anos, ,Morgan Pearson vai querer colocar em uma grande performance depois de um resultado individual decepcionante para seus padrões recentes, enquanto Kevin McDowell ainda estará em alta apesar dos esforços de seu sexto lugar na prova individual.

Vestindo o número quatro estará a Equipe Inglesa, e com quatro medalhistas olímpicos para contar com cinco possíveis membros do esquadrão: Alex Yee e Georgia Taylor-Brown, Jonathan Brownlee e Jessica Learmonth nomeados provisoriamente, enquanto a medalha de bronze do Rio 2016 Vicky Holland é agora uma reserva de luxo. Brownlee esteve dentro de todas as três equipes vencedoras do título mundial da Grã-Bretanha em 2011, 2012 e 2014.

A Nova Zelândia usará o número cinco, uma equipe jovem, mas com grande experiência, já tendo corrido juntos várias vezes e, mais recentemente, vencido o Campeonato Mundial Sub-23 / Júnior em Lausanne em 2019. Hayden Wilde, Tayler Reid, Ainsley Thorpe e Nicole Van Der Kaay, a mais velha da equipe com 25 anos.

A Suíça foi a primeira campeã mundial em 2009 e terá os talentos combinados de Nicola Spirig, Jolanda Annen, Max Studer e Andrea Salvisberg alinhados, todos capazes de entregar a magia necessária para conquistar a medalha olímpica.

A Espanha terá Mario Mola e Fernando Alarza aliados a Miriam Casillas Garcia e Anna Godoy Contreras, enquanto Javier Gomez Noya é o reserva oficial.

As listas de largadas estão disponíveis aqui, mas observe que as listas de largadas finais estarão disponíveis duas horas antes do início da prova.

Redação

redacao@golonger.com.br