Momento presente

Foque no aqui e agora e se surpreenda nas competições e nos treinamentos

Eu tenho visto muitos atletas que estão mentalmente exaustos e não percebem isso. A exaustão mental causa todos os tipos de problemas, desde questões de ansiedade até depressão clínica e disfunção imunológica.

Eu também acredito que já vi atletas e seus apoiadores rotularem a depressão como Síndrome da Fadiga Crônica porque, novamente, o estigma que gira em torno da saúde mental sempre torna um assunto difícil de se falar com os atletas.

Uma das causas do esgotamento mental é que os atletas têm a preocupação ou o hábito de rotular tudo mentalmente.

Como você se sente? Como foi essa performance? Por que não me senti tão bem quanto na semana passada? Esta preparação não está indo da mesma forma que a última que fiz. A preparação que fiz quando ganhei foi diferente e assim por diante.

Há um ruído constante e uma comparação constante do agora com o passado. Além disso, com os atletas, sempre há uma projeção para o futuro. O custo disso é sempre a perda do momento presente e esse é o único momento que é importante para o desempenho e o bem-estar geral.

Por exemplo, quando as coisas dão errado, na maioria das vezes não é porque não havia um plano, mas sim porque o atleta começa a ficar obcecado por coisas que não podem ser controladas – passado / futuro / outros competidores etc. – É uma rotulação mental constante de tudo que pode se tornar muito exaustivo durante uma prova e desviar o foco porque, simplesmente em outras palavras, o foco é o momento presente.

O interessante sobre o presente é que é um estado muito mais inteligente para um atleta usar porque com o momento presente vem a consciência, um estado muito mais poderoso, que em sua forma mais pura não apenas trará um pouco de calma, mas trará você para um um melhor padrão de desempenho porque estará realmente presente para fazer alterações que realmente afetarão seu desempenho.

Um bom teste para você mesmo: Verifique quanta energia você usa pensando sobre o que aconteceu no passado ou verifique quanto tempo você gasta pensando no futuro.

O grande problema com o passado e o futuro é que você não está realmente em um estado que existe. Então pense nisso por um segundo – quanto foco, consciência e presença você pode trazer para um padrão de pensamento como esse? Quanto mais próximos esses padrões de pensamento o levarão a um ótimo desempenho ou a uma melhor situação de treinamento?

Certa vez, li uma citação que achei brilhante e dizia:

“nada nunca aconteceu no passado – aconteceu no agora” – Echart Tolle

Não sei dizer quantas vezes, como treinador, vi um atleta talentoso pensar em um resultado ruim. Já vi atletas terem ótimas temporadas e, em seguida, um mau resultado e transformarem uma ótima temporada em algo ruim nas suas cabeças, concentrando-se negativo em um mar de coisas positivas.
Eu chamo isso de espiral. O lugar onde um atleta vai cair em um inferno de sofrimento de negativos que são baseados em nada e, novamente, uma não realidade que não tem base de verdade.

Nesse estado, não há conexão com o momento presente, não há senso de consciência ou foco. Às vezes fico impressionado com a capacidade de um bom atleta de ver o lado negativo de seu talento. O desejo de melhorar é ótimo, mas o pensamento de fraqueza ou insistir em certos aspectos em um grande atleta é muito destrutivo. Novamente, uma vez que uma espiral negativa entra no lugar, é difícil de lidar.

Até mesmo os budistas dirão que a meditação não os leva para outro lugar, na verdade, os traz para o momento presente em um estado de consciência e paz. É um espaço muito consciente e inteligente por uma razão simples – é livre da perturbação mental e da conversa interna negativa com que constantemente lidamos. A constante rotulagem de bom e mau, certo e errado fica em segundo plano e um foco construtivo aparece.

Então, se eu precisasse resumir isso para os atletas, por onde eu começaria?

“Onde quer que você esteja antes de uma prova, esteja totalmente presente.”

O que isso significa? Isso significa que tudo o que você fizer na preparação e durante a prova, você deve estar no presente. Muitas pessoas vivem no futuro ou no passado – mesmo durante uma competição. Elas se preocupam com coisas que aconteceram com elas anteriormente ou se podem vir a acontecer mais tarde, passar mal ou desidratar e assim por diante.

Nada que você pense no futuro ou no passado pode ajudá-lo agora e a única coisa real e tangível que você realmente tem em todos os momentos é o presente – a presença é poderosa, a presença é real – Você escolhe estar no agora, ou você escolhe se perder em seus pensamentos e nos “e se”. A capacidade de acompanhar o momento o tempo todo e não deixar que a mente assuma o controle.

Fique calmo, especificamente em um esporte como o triathlon. Mantenha sua mente tranquila e tente praticar isso. Todo mundo fala sobre pensamentos positivos, mas uma opção ainda melhor é não ter nenhum pensamento. Você precisa estabelecer um estado de consciência que fique ciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor, mas não está analisando se é bom ou ruim, está apenas respondendo aos eventos conforme eles se desenvolvem. É um estado que algumas pessoas chamam de autoconfiança.

Não julgue: a maior parte da vibração mental em sua cabeça durante uma prova vem de julgar e avaliar como ela está indo e se está se desenrolando como você planejou.

Não se segure: se você se segurar porque tem medo, sempre ficará extremamente desapontado. Este é um problema enorme, mesmo para profissionais de nível mundial.

Não há garantias nesta vida, então não desperdice oportunidades travando. Há uma citação da psicologia do esporte que eu realmente gosto e diz – “as pessoas têm medo de vencer” Eu realmente acho que isso é verdade.
Se você jogar fora seus bloqueios mentais, qualquer coisa pode acontecer e há muito mais satisfação em saber que você deu tudo e falhou do que em vez de não fazer.

Também houve uma citação interessante de um surfista de ondas grandes chamado Laird Hamilton, quando questionado por que ele arrisca sua vida na busca de ondas enormes, ele respondeu – “Eu não quero viver me preocupando com o que pode ou poderia acontecer.”

Vamos refletir sobre a preocupação por um momento, basicamente, você está projetando uma situação futura imaginária, e criando um medo. Se você pensar sobre isso logicamente, não há como lidar com essa situação porque, na realidade, ela não existe. É um fantasma mental que só atrapalha antes ou durante uma prova. Em vez de seguir por esse caminho destrutivo, pergunte-se “que problema eu tenho agora?” Não no próximo ano, não amanhã, não em 5 minutos, você ficará surpreso com o resultado desse pensamento.

Tenha uma ótima semana, seja consistente e viva o momento!

Sergio Borges
Sergio Borges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio.

Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: www.sbxtraining.com

Redação

redacao@golonger.com.br