Nadando com pé de pato

Ganhe flexibilidade, força e técnica na água

Ultilizar nadadeiras em determinadas partes do treinamento pode apresentar várias vantagens, melhorando sua força, flexibilidade e técnica de natação.

Existem diversos tipos de nadadeiras e não são todas que podem te auxiliar em diversos aspectos.

Procure uma nadadeira que te proporcione boa mobilidade e ao mesmo tempo firmeza para uma série um pouco mais forte, existem materiais mais específicos para técnica porém proporcionam pouca propulsão.

Do ponto de vista fisiológico, nadar com nadadeiras é uma ótima maneira de melhorar a flexibilidade do tornozelo, a força específica da perna e o padrão neuromuscular.

Sabemos que a flexibilidade do tornozelo é muito importante para uma pernada eficiente.No entanto, o triatleta acaba ficando com tornozelo duro após uma corrida longa ou pista. Nesses dias costumo ultilizar uma serie de 8x 100 perna para soltar um pouco e ganhar essa amplitude.

Treinar com nadadeiras permitirá que você desenvolva uma melhor percepção da água. Outro benefício técnico adquirido na parte neuromuscular é o trabalho em velocidades maiores que as habituais e auxílio em estímulos de outro estilo como borboleta.

Gosto muito de ultilizar nadadeira nessa série de aquecimento:

16×50 ( 1 craw,borbo/ 1 educativo/ 1 velo 4 ciclos/ 1 pr)

Do ponto de vista da técnico o nado melhora imediatamente na posição do corpo, tendo em vista que muitos triatletas sofrem para deixar seu quadril mais elevado.

Oitenta por cento da força e propulsão no estilo livre vem dos braços. Ao trazer a parte inferior do corpo para a posição adequada, as barbatanas permitem que você se concentre em melhorar sua técnica de braço. Muitos atletas apresentam dificuldades de respiração e coordenação de membros, se utilizarmos o equipamento com sabedoria também conseguimos influenciar positivamente nesse processo.

Lembrente muito importante!!! Não use o material como muleta em suas series principais como recurso de fuga, saiba utilizar com sabedoria até mesmo em séries principais, porque não? Geralmente utilizamos em 1015 % do volume semanal.

Rafael Cruz “Palito”
Head Caoch
Cph Team

Redação

redacao@golonger.com.br