O australiano Nick Kastelein vence a prova espanhola, à frente do compatriota Cameron Wurf e do alemão Dominik Sowieja
Neste domingo o Ironman Vitoria-Gasteiz, na Espanha, celebrou com sucesso uma nova edição, com a participação de 2.500 atletas que desfrutaram de um percurso espetacular e da atmosfera que os vitorianos transmitem a todos atletas.
A prova – disputada na categoria profissional apenas por homens – foi vencida pelo australiano Nick Kastelein em 7h52min50s. Ele foi o primeiro a sair da água do lago Ullibarre-Gamboa, liderando um grupo de quatro atletas após nadar os 3.8km em 49min45s, mas perdeu várias posições no ciclismo de 180km, que foi dominado por Cameron Wurf, que cravou o espetacular tempo de 4h01min33s e divide sua vida de triatleta com a de ciclista da renomada equipe INEOS. Foi durante Kastelein ele apertou o pace para acabar ultrapassando os adversários e vencer a prova, com a 39 segundos à frente de Wurf. Sowieja cruzou a linha final 52 segundos após o australiano.
“Ganhei o Ironman e nem acredito”. Disse um emocionado Kastelein, após a prova, e relembrou os tempos em que viveu em Vitória: “Há 10 anos eu estava tomando um café na Plaza España enquanto assistia ao triathlon, e agora que ganhei o Ironman aqui, não posso acreditar isto. Poder fazer um Ironman nesta cidade, com toda a gente gritando e aplaudindo, é completamente diferente. Vitoria tem algo perto do meu coração, não tenho palavras para expressar o que essa vitória significa para mim”, finalizou.
Com essa vitória, Kastelein ganha a vaga para o Mundial de Ironman deste ano, prêmio merecido para o triatleta, que se recuperou bem após fraturar a bacia em 2020. “Eu não estava pensando em vaga no começo, mas estou realmente ansioso por isso – vou ter que encontrar um hotel em Kona!”, brincou ele.