Britânica, campeã mundial da World Triathlon em 2013, vai virar treinadora
A britânica Non Stanford anunciou sua aposentadoria do triathlon profissional depois de mais de uma década no esporte. Ela assumirá um papel de treinadora na British Triathlon, no Leeds Triathlon Center, após suas últimas provas na Super League Triathlon, que começam no próximo domingo.
Stanford fez a mudança para o triathlon enquanto ela estava na Universidade de Birmingham, tendo desfrutado de uma promissora carreira no atletismo júnior. Foi uma mudança que teve sucesso quase instantaneamente, pois ela ganhou o ouro no Revezamento Misto e individualmente no Campeonato Mundial Sub-23 de 2012.
O ano de destaque para Stanford foi em 2013, quando ela não apenas começou o ano com ouro em Madri, mas garantiu quatro medalhas na World Series e conquistou a vitória na Grande Final para ser coroada Campeã Mundial.
Depois de terminar em segundo lugar no evento-teste Olímpico Rio 2016 e na Grande Final em Chicago, ela garantiu a seleção para seus primeiros Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, onde foi a 4ª colocada. Seus próximos passos a levaram de volta ao Leeds Triathlon Center, onde passou a maior parte de sua carreira como assistente do treinador principal do centro, Rhys Davey.
“Afastar-me do triathlon competitivo foi uma decisão difícil”, disse Stanford. “Tive uma experiência incrível no programa World Class, apesar dos muitos altos e baixos que enfrentei durante minha carreira; e isso se deve em grande parte às pessoas, tanto atletas quanto funcionários. Mas saber que ainda estarei trabalhando com a equipe, embora em uma capacidade diferente, é realmente emocionante e mal posso esperar para continuar minha jornada com a British Triathlon. Desde que fui orientada por Dame Kelly Holmes na minha adolescência, tenho a intenção de um dia pagar isso, retribuindo ao esporte que me deu tanto. Estou incrivelmente grata que a British Triathlon me deu a oportunidade de tornar essa paixão uma realidade.”
O Diretor de Performance da British Triathlon, Mike Cavendish, disse: “Non teve uma carreira fantástica e é realmente um dos grandes nomes do esporte. Juntamente com algumas outras de nossa excelente geração de atletas femininas, ela estabeleceu o padrão para outros seguirem em sua paixão, dedicação e profissionalismo”.
Mais detalhes sobre as provas de despedida de Non Stanford, o Super League Triathlon Championship Series, você pode verificar AQUI.