Novo formato na WTS Montreal

Provas já começam nesta sexta-feira com presença de triatletas olímpicos brasileiros

Neste fim de semana acontece a quinta edição do World Triathlon Championship Series Montreal. Um novo formato faz sua estreia enquanto os atletas competem ao longo de dois dias em um percurso super-sprint no centro da cidade.

O percurso consiste em 300m de natação, 3 voltas / 7,2km de ciclismo e 2 voltas / 2km de corrida. As táticas serão fundamentais, economizando energia pelo maior tempo possível sem arriscar a eliminação e mantendo a busca não apenas pelo pódio em Montreal, mas também pelos pontos no ranking mundial.

Os brasileiros Manoel Messias e Miguel Hidalgo competem na primeira e segunda baterias classificatórias respectivamente, desta sexta-feira, enquanto Vittória Lopes compete na segunda bateria feminina.

As provas de qualificação e repescagem determinarão os 30 nomes na lista de largada para a final de sábado em Montreal, que acontece em 3 baterias, qualificando os 20 primeiros colocados na 1ª bateria com 30 atletas e os 10 primeiros colocados na bateria de 20 atletas classificados na 1ª bateria.

Assim a final será montada com apenas os 10 primeiros remanescentes das baterias eliminatórias,  bem no estilo Super League Eliminator.

No domingo ainda acontece o Mixed Relay Relay Series.

A etapa deste fim de semana em Montreal é a penúltima parada no calendário 2021 do WTCS. Ainda no Canadá, e marcada para o fim de semana seguinte, as Finais do Campeonato Mundial de Triathlon, que acontecem no sábado, 21 de agosto, em Edmonton, marcam a ponto final do Circuito Mundial em 2021. 

Os líderes globais da World Series serão coroados os campeões mundiais.

A etapa será transmitida em TriathlonLIVE.tv  a partir das 11:15 hora local nesta sexta-feira, com as finais acontecendo às 13:30 hora local no sábado.

www.montreal.triathlon.org

Redação

redacao@golonger.com.br