Saiba os riscos e exames necessários após a infecção
A pandemia provocada pelo novo coronavírus não preocupa apenas nos cuidados durante a infecção. Os efeitos e sequelas após a cura da doença também requerem atenção e avaliação médica especializada.
Além das alterações pulmonares específicas da doença, uma das principais complicações observada é o comprometimento cardíaco. Estudos recentes mostram risco aumentado de desenvolvimento de miocardite em pacientes infectados pela COVID-19.
A miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração que pode levar a formação de áreas de fibrose desse tecido. Esses locais representam maior risco no desenvolvimento de arritmias, fator que pode levar a morte súbita durante a prática esportiva.
A investigação se inicia com uma consulta médica completa por um médico do esporte. É de extrema importância a realização de um eletrocardiograma de repouso no intuito de avaliar o ritmo cardíaco e afastar possíveis alterações de condução do impulso elétrico no coração.
A decisão de solicitar outros exames complementares como tomografia de tórax, teste cardiopulmonar e ressonância cardíaca varia de acordo com a gravidade da doença, a idade do paciente, a presença de outras doenças, o nível esportivo do indivíduo e, ainda, o resultado do eletrocardiograma de repouso.
Importante ressaltar que mesmo os indivíduos que tiveram a forma assintomática da doença possuem risco aumentado de apresentar as sequelas e por isso também devem ser avaliados.
Sendo assim, é de extrema importância uma avaliação médica especializada com um médico do esporte após o período de resguardo indicado para a doença. O objetivo principal dessa avaliação é assegurar que o retorno gradual à prática de exercícios físicos e ao programa de treinamento seja realizado de maneira segura e eficaz.
Por fim, não menos importante é salientar os cuidados preventivos de higiene pessoal, proteção individual e medidas efetivas para minimizar os riscos de infecção e transmissão da COVID19.
Bons treinos!
Paulo Puccinelli
Médico do Esporte
PhD Fisiologia do Exercício
@paulo.puccinielli