No próximo sábado, dia 27 de outubro, será realizada em Ubatuba, litoral de São Paulo, a primeira edição do Ohana Kahi Triathlon Global Meeting, chamada de “Ano Um”. Única no mundo, a prova será disputada com as inovadoras distâncias de 5 km de natação, 200 km de ciclismo e 50 km de corrida.
O desafio será realizado pelos mesmos organizadores do UB515 Brasil Ultra Triathlon, singular prova sul-americana na distância ultraman, que já acontece desde 2014 em solo brasileiro. O Ohana Kahi – Ano Um tem conceito semelhante à primeira edição do UB515, quando foi realizado um evento-teste com nove participantes.
Segundo Alexandre Luna, um dos diretores do evento, o principal objetivo da organização para a primeira edição do Ohana Kahi é entregar aos atletas uma prova que consiga efetivamente fazer uma diferença positiva na forma como os atletas enxergam o triathlon. “O esporte não como um fim em si, mas um meio para algo maior, que leve o atleta a um nível de autoconhecimento ainda não experimentado e que esta experiência possa ser reverberada posteriormente para todas as áreas de suas vidas”, disse Luna, e completa: “Da mesma forma, como atletas e também organizadores trabalharemos para que o evento cresça, movidos sempre por esta missão. Em havaiano “Ohana” significa família e “Kahi” significa lugar. Nos esforçaremos muito para que este evento seja o lugar em que toda a família do triathlon no Brasil sinta-se acolhida e em casa. Estaremos sempre nos esforçando para conquistar a confiança e de braços abertos para os novos membros desta família.
Para a edição-teste Ano Um foram selecionados apenas nove atletas para a largada do próximo sábado, às seis horas da manhã: Maicon Amaro, Rodrigo Vasconcellos, Henrique Merlino, Sergio Meniconi, Lucas Vilhena, Cristiano Finkler, Pedro Morganti, Andre Picanço e Emerson Betta.
Emerson tem uma história curiosa no esporte. Com 45 anos, casado com Patricia e pai de Vinicius e Mayara, este Defensor Público e triatleta amador atravessou boa parte da história do triathlon de longa distância nacional, participando do Ironman Brasil quando ainda era realizado em Porto Seguro, Bahia. Mas ele queria novos voos…
“Após o Ironman Brasil – Porto Seguro, de 1999, e de ter realizado algumas provas no ano seguinte, tive que diminuir minha atividade e focar no lado profissional, só voltando a realizar outro Ironman em 2012, em Cozumel (MEX). Em 2014 conheci Tobias Teixeira, meu treinador, e amadurecemos a ideia de fazer o UB515. De novo foi mágico, divino, foi recompensador. Acho que depois de algum tempo, desde meu primeiro Ironman, pude no UB515 provar novamente a essência do triathlon, o desafio, a superação. É com este espírito que me sinto honrado de ter tido aceita minha candidatura para o Ano Um do Ohana Kahi”, revela Emerson.
O Ohana Kahi Triathlon Global Meeting – Ano Um terá largada dia 27 de outubro na praia do Perequê-Açu, na belíssima cidade de Ubatuba; o ciclismo será todo feito em duas voltas na BR101 (Rio-Santos) e a corrida será em realizada em três voltas por toda a orla da cidade. O limite para completar o desafio é de 21 horas.
Acompanhe a prova em tempo real através do Facebook e Instagram do Ohana Kahi e do Facebook e do Instagram do UB515.
Para maiores informações sobre o evento visite o site www.ohanakahi.com.