Orbea Ordu M10iLTD tem várias inovações frente ao modelo anterior e facilidades no ajuste do fit
“É projetada para o triatleta sério que procura dar um upgrade para uma bike mais rápida e mais ergonômico, com mais integração e menor peso”. Palavras da própria Orbea sobre sua nova bicicleta de contrarrelógio, a M10iLTD. A abordagem da empresa espanhola tem sido que, para otimizar o desempenho da bicicleta, depende-se de encontrar o equilíbrio certo desses fatores.
Os freios de aro se foram e todas as três opções deste novo modelo apresentam exatamente o mesmo módulo (Quadro, Garfo, Aerobar, canote, sistema de hidratação e armazenamento), então há diferença fica por conta dos componentes que serão montados na bike, como por exemplo, câmbio eletrônico ou manual.
AVANÇOS
Segundo a Orbea, foram necessárias mais de 2.500 horas de cálculos para analisar a montagem do quadro, garfo e cockpit e identificar áreas para refinar e reduzir a resistência aerodinâmica. Além disso, no que se refere ao peso, foram analisadas áreas onde grandes quantidades de material estavam sendo usadas para rigidez, então, redesenhando as formas, ajustando o processo de laminação e usando a melhor fibra de carbono disponível, reduziu-se consideravelmente o peso.
“O peso é ditado pelas metas de rigidez de cada tamanho, oferecendo um equilíbrio perfeito entre forma e materiais. Enquanto ajustávamos a aerodinâmica, fizemos ajustes estruturais para cumprir nosso objetivo de ter o quadro mais leve com uma rigidez perfeitamente ajustada para cada tamanho”, palavras do fabricante.
ERGONOMIA
A nova Ordu foi projetada para se adequar à maior variedade possível de ciclistas. A ergonomia é facilmente modificada com apenas alguns pontos de ajuste, facilmente adaptável a qualquer atleta ou regulamento de prova (leia-se aí as regras para provas da UCI). “Não importa se você é muito flexível ou não… a Ordu atenderá às suas necessidades”, segundo a Orbea.
Peso do quadro: 1130g
Garfo: 440g
Preço nos EUA: US $ 8.999
Mais detalhes e customização de cores: orbea.com