Brasileiros ficaram perto da vaga para Kona
Foi bem perto.
A brasileira Pâmella Oliveira com uma natação atrás somente da americana Lauren Brandon após 3.8km, se manteve entre as quatro primeiras colocações nos 180km de ciclismo e na maratona, escalou para a terceira colocação.
Pami vinha bem mas ninguém esperava que a suíça Joanna Hyter correria tão bem, e com a melhor parcial do dia em 2h57, ultrapassou a brasileira que acabou na 4ª colocação.
A sueca Lisa Norden assumiu a ponta no ciclismo e com a melhor bike do dia para 4h55min. e uma boa maratona venceu a prova, seguida da americana Heather Jackson, com a suíça Joanna Hyter em 3ª.
Pâmella embolsou a premiação de $5.000.00, mas não conquistou a sonhada vaga para Kona que ficou com sueca Lisa Norden e a suíça Joanna Hyter.
Masculino
Com a prova liderada pelo sueco Svenningsson, o único brasileiro que se manteve no mix da prova foi Igor Amorelli. Ele e Vinhal fizeram uma boa natação mas aos poucos Vinhal foi ficando para trás no duro percurso de Lake Placid.
Igor se manteve no grupo mas depois a vantagem foi ficando muito grande. Aos poucos foi sendo ultrapassado e na maratona acabou andando depois de ser ultrapassado por Vinhal que fazia uma ótima maratona.
No final, Vinhal ganhou diversas posições e chegou em 7º, mas acabou sem a vaga para Kona. Justamente o americano Matt Russel, o 6º colocado, foi o último a pegar uma das 4 vagas no masculino.
Os brasileiros agora terão apenas a oportunidade de conquistar a vaga para Kona no Ironman Copenhagen, dia 22 de agosto, que oferecerá 2 vagas.
Já a brasileira Pâmella Oliveira terá o Ironman de Hamburgo, 29 de agosto, somente para mulheres PRO.
O Ironman Lake Placid ofereceu 2 vagas para o feminino e 4 vagas para o masculino.