Paratriathlon e Paraciclismo confirmados em LA 2028

Os dois esportes já estão entre os 22 selecionados para os Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles

A Union Cycliste Internationale (UCI) e a World Triathlon saudaram a decisão do Conselho de Administração do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) de incluir o ciclismo e o triathlon entre os 22 esportes selecionados para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

O evento ocorrerá de 15 a 27 de agosto de 2028, um recorde de 33 paradesportos enviaram inscrições ao IPC para serem consideradas para inclusão nos Jogos Paraolímpicos LA28.

O ciclismo faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde 1984, quando o evento foi realizado tanto em Nova York (EUA) quanto em Stoke Mandeville (Grã-Bretanha).

Os 22 esportes incluídos no programa dos Jogos Paralímpicos LA 2028 serão: para badminton, bocha, blind football, goalball, parajudô, paracanoagem, para-hipismo, paratênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, paratiro com arco, para-atletismo, parapowerlifting, vôlei sentado, paranatação, para-remo, tiro paraesporte, parataekwondo, paratriathlon e paraciclismo.

O LA28 também teve a oportunidade de explorar a inclusão de paraescalada ou para-surfe no programa e, se esses esportes forem levados em consideração, uma decisão final será tomada pelo Conselho de Administração do IPC até o final de 2023.

Após o anúncio do IPC, o presidente da UCI, David Lappartient, disse: “O ciclismo faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos há quase 40 anos e se tornou um dos esportes emblemáticos do evento, 16 anos após sua integração pela UCI em 2007, o que acelerou muito seu desenvolvimento em todo o mundo.

“O anúncio do IPC, alguns meses antes do primeiro Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI, que reunirá 13 Campeonatos Mundiais da UCI – incluindo paraciclismo na estrada e na pista – em Glasgow e na Escócia, é outro desenvolvimento importante para o esporte.

“A UCI espera contribuir para o sucesso dos Jogos Paralímpicos de 2028 e também para ver os melhores paraciclistas competirem em Paris em 2024, de 29 de agosto a 7 de setembro.”

A presidente da World triathlon e membra do COI, Marisol Casado, disse: “Estamos absolutamente encantados com este anúncio. Isso significa uma grande consolidação para um projeto que iniciamos em 2008 e que tem nos dado grandes recompensas.

“Dadas as limitações até certo ponto do programa dos Jogos Paralímpicos, é uma grande conquista para a World Triathlon que o paratriathlon mantenha seu status dentro do programa paralímpico, nossos paratriatletas merecem.

“Continuaremos a investir na crescente presença do nosso esporte dentro do movimento paralímpico e estamos totalmente comprometidos em continuar trabalhando em estreita colaboração com o IPC e todas as nossas partes interessadas para fortalecer nossa presença nas Paralimpíadas e, potencialmente, tentar aumentar o número de eventos de medalhas e atletas que competirão em Los Angeles em 2028.”

Redação

press@trisportmagazine.com