Estão sendo coletadas assinaturas no change.org, uma plataforma de petição para mudança social, a fim de salvar o Mundial em sua forma original
A confirmação por parte do Grupo Ironman de que o Campeonato Mundial de Ironman de 2023 será dividido em duas sedes, com as mulheres tendo a prova sendo disputada no Havaí e a dos homens ainda a ter a sede divulgada (em 2024 as sedes seriam trocadas entre si), pegou a comunidade do triathlon de surpresa e a reação não foi positiva, para a maioria dos amantes do Ironman.
A prova de 2022 teve dois dias distintos de eventos para o Mundial e, pelas informações passadas, a comunidade de Kailua-Kona não gostou deste formato e protestou. Junta-se a isso a questão financeira, onde a organização pode arrecadar mais dinheiro com dois dias de evento, pois consegue colocar mais atletas no Mundial, com quase seis mil participantes.
Enquanto alguns veem oportunidades para o futuro do evento com a mudança, outros veem a saída do arquipélago do Pacífico como uma ruptura imperdoável com a tradição. Um destes descontente é Antoine Abu-Samra, que agora está coletando assinaturas no change.org, uma plataforma de petição para mudança social, a fim de salvar o Mundial em sua forma original . “Traga de volta o Ironman Kona anualmente para mulheres e homens” é o nome de sua petição.
A meta era de 1.000 assinaturas e já foi ultrapassada. Abu-Samras justifica sua convocação com o fato de que o Campeonato Mundial de Ironman em Kona é o “teste definitivo para triatletas". “Ela é a razão pela qual muitos entraram no esporte e permaneceram nele. A decisão de sediar os campeonatos mundiais em duas cidades a partir de 2023 foi um golpe para muitos aspirantes a triatletas”. Abu-Samras continuou: “A razão para esta decisão é o formato de dois dias, que visa mostrar mais respeito à comunidade local no Havaí. Mas por muitos anos o evento de um dia correu muito bem. Então, por que não voltar a esse formato? Mesmo que isso signifique que a classificação para o evento será mais difícil”. O objetivo da petição é “pressionar os organizadores para que ele reveja sua decisão e leve em consideração os desejos dos triatletas de todo o mundo e não apenas busque objetivos financeiros”.
Para participar da petição, visite CHANGE.ORG